EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS:

novas perspectivas e desafios

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre o uso das tecnologias digitais nas práticas educacionais, de modo que os participantes da escola incorporem as TICs de forma crítica e reflexiva correlacionando com o contexto vivido. Nele discutiremos mediação com o uso de ferramentas digitais, com base na metodologia transdisciplinar (NICOLESCU, 1999) e o pensamento complexo (MORIN, 2007). Trata-se de compreender os espaços e as pessoas que integram o contexto educacional e nele considere o uso de instrumentos digitais na mediação pedagógica dentro de cada realidade presente nos âmbitos educacionais. Emerge uma educação com autonomia e liberdade para o viver; escolhas e pensamentos que partem de movimentos singulares para a comunidade, no que tange a “ecologia da ação” (MORIN,2007): toda escolha implica consciência sobre ela, pois essa repercutirá no contexto e escapará de suas intenções.

 Palavras-chave: Educação; tecnologia; docência.

Biografia do Autor

Regina Célia Alves da Cunha, Instituto Tecnológico de Goiás

Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional e Coaching; Especialista em Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Goiás. Possui graduação em Psicologia. Professora no Instituto Tecnológico de Goiás Governador Onofre Quinan. Tutora a distância CEAR (Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas pela Universidade de Barcelona.

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás, Brasil.

Pós-Doutor em Educação. Doutor em Educação.  Mestre em Educação. Psicólogo PUC/GO. Psicopedagogo  PUC/GO. Professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - MIELT/UEG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas RIEC/UB-ES e RIEC-Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - ECOTRANSD/CNPq. Membro e pesquisador colaborador no projeto.Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora - CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas. UFT/TO. Professor, Pesquisador, Palestrante e Conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros.

Publicado
2021-05-07
Seção
Artigos