EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS:
novas perspectivas e desafios
Resumo
Este artigo propõe refletir sobre o uso das tecnologias digitais nas práticas educacionais, de modo que os participantes da escola incorporem as TICs de forma crítica e reflexiva correlacionando com o contexto vivido. Nele discutiremos mediação com o uso de ferramentas digitais, com base na metodologia transdisciplinar (NICOLESCU, 1999) e o pensamento complexo (MORIN, 2007). Trata-se de compreender os espaços e as pessoas que integram o contexto educacional e nele considere o uso de instrumentos digitais na mediação pedagógica dentro de cada realidade presente nos âmbitos educacionais. Emerge uma educação com autonomia e liberdade para o viver; escolhas e pensamentos que partem de movimentos singulares para a comunidade, no que tange a “ecologia da ação” (MORIN,2007): toda escolha implica consciência sobre ela, pois essa repercutirá no contexto e escapará de suas intenções.
Palavras-chave: Educação; tecnologia; docência.