GRUPO ESCOLAR JOÃO MENDES: avaliação da aprendizagem (1950)

  • Rafaela Neves Teixeira Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA) https://orcid.org/0000-0002-0051-5288
  • Sandra Elaine Aires de Abreu Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA) https://orcid.org/0000-0001-6242-961X

Resumo

Pela lei Estadual n. 75, de 27 de outubro de 1936, foi criado o primeiro grupo escolar da cidade de Corumbá de Goiás, denominado então como Grupo Escolar João Mendes. O objetivo geral da pesquisa é analisar e descrever o processo da avaliação da aprendizagem do Grupo Escolar “João Mendes” de Corumbá de Goiás em 1950. As análises e descrições dos exames realizados e registrados no ano de 1950 permitiram compreender como era o processo avaliativo do grupo escolar e a demais exigências que eram colocadas pela legislação da época. A delimitação do tempo se justifica pelo fato de ter sido estabelecido a Lei Orgânica do Ensino Primário em 1946 e o Regulamento Goiano em 1949. O presente trabalho utilizou como método a pesquisa qualitativa que foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e análise documental. A análise documental foi feita a partir da legislação e a ata de exames do Grupo Escolar João Mendes no ano de 1950, um documento que nunca foi pesquisado. A forma de avaliação do período pesquisado se deu através dos exames orais, que foram registrados nas atas com as respectivas médias dos alunos aprovados e reprovados e através dos números de alunos matriculados, é possível notar a diminuição dos alunos de acordo com o avanço das séries, o índice de aprovação e reprovação e as suas médias.

Publicado
2021-01-15
Seção
Artigos