ASPECTOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: reflexões à luz da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade

  • Juliane Gomes de Sousa Universidade Federal do Pará (UFPA). https://orcid.org/0000-0002-1745-2834
  • Maria José de Pinho Professora dos Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura -Universidade do Norte do Tocantins – UFNT e Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins- UFT e do Programa EDUCANORTE/PGEDA, polo Palmas - UFT https://orcid.org/0000-0002-2411-6580

Resumo

O presente texto tem por objetivo refletir acerca de aspectos relacionados às ações pedagógicas desenvolvidas em um curso de Pedagogia, tendo por base de análise os fundamentos teórico-epistemológicos da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. As discussões desencadeadas constituem-se como desdobramentos de uma pesquisa de mestrado em Educação. Para efetivação do estudo, utilizou-se como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, efetivada por meio da revisão bibliográfica; a entrevista semiestruturada ; e a observação. A partir dos dados analisados, dois elementos se destacam como cerne de análise, os quais sejam: metodologias de ensino e relação professor–aluno, situados como componentes da didática docente. Frente às discussões desenvolvidas pontua-se que, no que refere aos aspectos em evidência, os quais se relacionam com a ação pedagógica dos professores pesquisados, as metodologias utilizadas baseiam-se, com predominância, na prevalência de atitudes que se arraigam nas características da abordagem tradicional no processo de ensino e aprendizagem, enquanto que nas relações professor-alunos, é possível entrever posturas com perspectiva inter-transdisciplinar.

Publicado
2021-01-15
Seção
Artigos