A ABORDAGEM EDUCATIVA HIGH/SCOPE NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: contribuições para as crianças e os estudantes

Resumo

Este artigo sintetiza uma pesquisa de mestrado defendida na Universidade Federal de Alagoas que teve por objetivo investigar as contribuições trazidas pela abordagem Educativa High/Scope para crianças e estudantes estagiárias, a partir da análise de monografias produzidas por estudantes em nível de pós-graduação lato sensu, do curso de Especialização em Educação Infantil da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), no período de 1995 a 2004. A análisedessas contribuições a partir da prática de estágio inseriu a pesquisa em duas áreas de estudo: o currículo centrado na criança, a partir da perspectiva da abordagem High/Scope (HOHMANN e WEIKART,2007) que se baseia nos princípios da aprendizagem ativa; e a perspectiva defendida por Ostetto (2008, 2012) de que o estágio supervisionado insere os estudantes no processo de tornar-se professor. Foram analisadas duas monografias cujos projetos de intervenção foram desenvolvidos segundo os pressupostos da referida abordagem.As análises indicam que a implementação de algumas dimensões da abordagem, tais como:organização do espaço; sequência planejar-fazer-rever e interação adulto-criança, contribui para o desenvolvimento de uma criança mais autônoma e confiante, assim como para uma nova postura de adulto que observa, reflete e respeita as especificidades e interesses das crianças.

Palavras-chave: Abordagem High/Scope. Estágio Supervisionado. Educação Infantil.

Publicado
2021-01-15
Seção
Artigos