AULA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PARA COMPREENDER AS RELAÇÕES SER HUMANO/NATUREZA/SOCIEDADE

  • Roselita da Conceição Silva dos Santos CPI Joaquim Edson de Camargo- GO, Goíás, Brasil.
  • Marilza Vanessa Rosa Suanno Universidade Federal de Goiás

Resumo

Na perspectiva de se pensar a escola em sua singularidade, o presente texto buscou pensar a aula de campo como estratégia para compreender as relações ser humano/natureza/sociedade na perspectiva do pensamento complexo e transdisciplinar. O intuito desse artigo foi analisar a aula de campo e as suas potencialidades na construção de conhecimentos escolares e na capacidade de impulsionar o pensar reflexivo, crítico e complexo fora dos limites da sala de aula e do ambiente escolar. A aula de campo é apresentada como estratégica metodológica, que contribui e potencializa a aprendizagem sobre a relação ser humano/natureza/sociedade, sendo importante no processo formativo de educandos e educandas. A partir disso, objetivou: a) compreender a aula de campo como estratégia metodológica para pensar complexo e transdisciplinar sobre relação ser humano/natureza/sociedade na atualidade; b) apresentar reflexões sobre projetos de ensino desenvolvidos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que utilizaram a aula de campo.

Biografia do Autor

Roselita da Conceição Silva dos Santos, CPI Joaquim Edson de Camargo- GO, Goíás, Brasil.

Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Licenciada em Matemática pela Faculdade de Machadinho do Oeste – FAMAC. Professora do CPI Joaquim Edson de Camargo- GO. Pós-Graduada em Educação Inclusiva com Ênfase no AEE pela FABEC-Brasil -GO.

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Questões Contemporâneas – DIDAKTIKÉ FE/UFG. Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - Ecotransd/UCB. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI - RIEC (Coord. UB/Espanha e Unibave/Brasil). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação – UFG.

Publicado
2020-12-18