AULA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PARA COMPREENDER AS RELAÇÕES SER HUMANO/NATUREZA/SOCIEDADE
Resumo
Na perspectiva de se pensar a escola em sua singularidade, o presente texto buscou pensar a aula de campo como estratégia para compreender as relações ser humano/natureza/sociedade na perspectiva do pensamento complexo e transdisciplinar. O intuito desse artigo foi analisar a aula de campo e as suas potencialidades na construção de conhecimentos escolares e na capacidade de impulsionar o pensar reflexivo, crítico e complexo fora dos limites da sala de aula e do ambiente escolar. A aula de campo é apresentada como estratégica metodológica, que contribui e potencializa a aprendizagem sobre a relação ser humano/natureza/sociedade, sendo importante no processo formativo de educandos e educandas. A partir disso, objetivou: a) compreender a aula de campo como estratégia metodológica para pensar complexo e transdisciplinar sobre relação ser humano/natureza/sociedade na atualidade; b) apresentar reflexões sobre projetos de ensino desenvolvidos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que utilizaram a aula de campo.