ENSINO DE TREINAMENTO FÍSICO PARA OBESOS:

uma proposta interdisciplinar

Autores

  • Aline Rodrigues Resende Universidade de Uberaba
  • Valeska Guimarães Rezende Cunha Universidade de Uberaba

Resumo

O Exercício Físico tem papel fundamental no controle da obesidade, variando conforme tipo, intensidade e duração do exercício, e, para isso, é necessário recorrer a saberes de diferentes áreas de conhecimento e de disciplinas. A partir desse pressuposto, define-se como objetivo: compreender como se fundamenta e se realiza uma prática pedagógica interdisciplinar de três componentes curriculares oferecidos na Universidade de Uberaba, MG para o ensino de treinamento físico para obesos. A metodologia abrange estudo do estado do conhecimento; pesquisa bibliográfica; análise documental de planos de ensino, das ditrizes curriculares e do projeto pedagógico para o curso de Educação Física; análise de relatos de experiência dos professores; aplicação de questionários e observações de atividades docentes. Para fundamentar este estudo, recorre-se a Fazenda, Deluchi, Souza e Pergher, entre outros. Os resultados indicam que uma prática interdisciplinar que abranja componentes curriculares de Educação Física e de Fisioterapia pode contribuir no ensino mais eficaz de treinamento físico dirigido ao tratamento de problemas de obsidade.

Biografia do Autor

  • Aline Rodrigues Resende, Universidade de Uberaba

    Graduada em Educação Física, Especialista em Docência Universitária, UNIUBE

  • Valeska Guimarães Rezende Cunha, Universidade de Uberaba

    Doutora em Educação (UFG); Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, UNIUBE; membro da Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores (Uniube), da Rede de Estudos sobre Educação (Cuba/Peru) e da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste-Redecentro

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

ENSINO DE TREINAMENTO FÍSICO PARA OBESOS:: uma proposta interdisciplinar. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 10(1), 64-79. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11432