ENSINO DE TREINAMENTO FÍSICO PARA OBESOS:

uma proposta interdisciplinar

  • Aline Rodrigues Resende Universidade de Uberaba
  • Valeska Guimarães Rezende Cunha Universidade de Uberaba

Resumo

O Exercício Físico tem papel fundamental no controle da obesidade, variando conforme tipo, intensidade e duração do exercício, e, para isso, é necessário recorrer a saberes de diferentes áreas de conhecimento e de disciplinas. A partir desse pressuposto, define-se como objetivo: compreender como se fundamenta e se realiza uma prática pedagógica interdisciplinar de três componentes curriculares oferecidos na Universidade de Uberaba, MG para o ensino de treinamento físico para obesos. A metodologia abrange estudo do estado do conhecimento; pesquisa bibliográfica; análise documental de planos de ensino, das ditrizes curriculares e do projeto pedagógico para o curso de Educação Física; análise de relatos de experiência dos professores; aplicação de questionários e observações de atividades docentes. Para fundamentar este estudo, recorre-se a Fazenda, Deluchi, Souza e Pergher, entre outros. Os resultados indicam que uma prática interdisciplinar que abranja componentes curriculares de Educação Física e de Fisioterapia pode contribuir no ensino mais eficaz de treinamento físico dirigido ao tratamento de problemas de obsidade.

Biografia do Autor

Aline Rodrigues Resende, Universidade de Uberaba

Graduada em Educação Física, Especialista em Docência Universitária, UNIUBE

Valeska Guimarães Rezende Cunha, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação (UFG); Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, UNIUBE; membro da Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores (Uniube), da Rede de Estudos sobre Educação (Cuba/Peru) e da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste-Redecentro

Publicado
2020-12-18