A IMPORTÂNCIA DAS INICIATIVAS INTERDISCIPLINARES NA CONSOLIDAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

  • Jeanne Gonçalves Rocha Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, Minas Gerais, Brasil
  • Geraldo Gonçalves de Lima Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da interdisciplinaridade frente à materialização e a consolidação da modalidade da educação profissional e tecnológica brasileira: ensino técnico integrado ao ensino médio, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Por meio de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental discutem-se os conceitos de Interdisciplinaridade e Ensino Médio Integrado contemplando exemplos de projetos interdisciplinares no âmbito dos cursos técnicos integrados da instituição em questão. Por fim, destaca-se o quão importantes são as atitudes interdisciplinares empenhadas por meio de projetos e atividades no sentido de contribuir para uma prática pedagógica que possa minimizar a fragmentação de conhecimentos e estimular uma formação mais crítica e autônoma.

Biografia do Autor

Jeanne Gonçalves Rocha, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Mestre em Educação Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba

Geraldo Gonçalves de Lima, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Doutorado e Pós-doutorado em Educação (UFU); Professor no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba

Publicado
2020-12-18