A IMPORTÂNCIA DAS INICIATIVAS INTERDISCIPLINARES NA CONSOLIDAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Jeanne Gonçalves Rocha Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, Minas Gerais, Brasil
  • Geraldo Gonçalves de Lima Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da interdisciplinaridade frente à materialização e a consolidação da modalidade da educação profissional e tecnológica brasileira: ensino técnico integrado ao ensino médio, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Por meio de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental discutem-se os conceitos de Interdisciplinaridade e Ensino Médio Integrado contemplando exemplos de projetos interdisciplinares no âmbito dos cursos técnicos integrados da instituição em questão. Por fim, destaca-se o quão importantes são as atitudes interdisciplinares empenhadas por meio de projetos e atividades no sentido de contribuir para uma prática pedagógica que possa minimizar a fragmentação de conhecimentos e estimular uma formação mais crítica e autônoma.

Biografia do Autor

  • Jeanne Gonçalves Rocha, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, Minas Gerais, Brasil

    Mestre em Educação Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba

  • Geraldo Gonçalves de Lima, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, Minas Gerais, Brasil

    Doutorado e Pós-doutorado em Educação (UFU); Professor no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DAS INICIATIVAS INTERDISCIPLINARES NA CONSOLIDAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 10(1), 53-63. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11431