PROCEDIMENTOS DE PESQUISA QUE PRIORIZAM O DIÁLOGO EM DISSERTAÇÕES DO PPGE-UNIUBE (2003-2016)

  • Lorena Martins Peres Universidade de Uberaba
  • Sueli Teresinha de Abreu Bernardes Universidade de Uberaba

Resumo

Este trabalho apresenta resultados do subprojeto de uma pesquisa interdisciplinar interinstitucional: “Da linguagem ficcional aos procedimentos de pesquisa que priorizam o diálogo: análise epistemológica de produções acadêmicas sobre o professor no PPGE- UNIUBE”. Utilizando a abordagem qualitativa, partiu-se de um levantamento de produções defendidas no PPGE-UNIUBE com foco no professor, entre 2003-2016, com o objetivo de identificar os procedimentos de pesquisa que priorizam o diálogo para a construção do conhecimento dessas dissertações defendidas, sendo esse o enfoque do presente artigo. A entrevista foi o procedimento de pesquisa mais utilizado, sendo também aplicados o grupo focal, a narrativa e o questionário.

Biografia do Autor

Lorena Martins Peres, Universidade de Uberaba

ex-aluna bolsista de Iniciação Científica/FAPEMIG; Psicóloga (UNIUBE), Redecentro, UNIUBE

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação (UFG); professora titular aposentada do PPGE-UNIUBE; membro do Círculo Latinoamericano de Fenomenología; da Association Internationale Gaston Bachelard; do Grupo de Estudos e Pesquisas Caiodes - filosofia, arte e ciência: o pensamento como heterogênese (UFG), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito e Literatura (Uniube) e da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste-Redecentro (UFG/Uniube).

Publicado
2020-12-18