ESTUDOS INTERDISCIPLINARES:

profissionalização, ensino, ofício, saberes

  • Ercy Xavier de Melo Universidade de Uberaba
  • Tiago Zanquêta de Souza Universidade de Uberaba

Resumo

O presente artigo tem por objeto o estudo do processo de profissionalização do ensino, por meio do reconhecimento da educação como ferramenta de mudança da realidade e da necessidade de formação dos professores a partir de um enfoque interdisciplinar, especialmente vinculado ao atendimento de primeiros socorros nas escolas. Tal análise se deu a partir de uma investigação qualitativa, descritiva e interpretativa, baseada na revisão literária de obras elaboradas por autores reconhecidos na área das práticas educativas. A pesquisa procurou demonstrar de que forma o pensamento pedagógico e o desenvolvimento de ferramentas de ensino interdisciplinares contribui para a formação dos docentes e para a melhoria da educação. Concluiu-se que, embora os processos educacionais tenham passado por uma grande evolução, a análise e o aperfeiçoamento dos saberes inerentes ao exercício docente podem representar um enorme passo na utilização da educação como instrumento de transformação social.

Biografia do Autor

Ercy Xavier de Melo, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação: formação docente para a Educação Básica, pela Universidade de Uberaba; Bacharel em Enfermagem; Enfermeira na Universidade Federal de Uberlândia.

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, UNIUBE; membro do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania; do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas; do Grupo de Pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar) e da Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) da Região Centro-Oeste.

Publicado
2020-12-18