ESTUDOS INTERDISCIPLINARES:

profissionalização, ensino, ofício, saberes

Autores

  • Ercy Xavier de Melo Universidade de Uberaba
  • Tiago Zanquêta de Souza Universidade de Uberaba

Resumo

O presente artigo tem por objeto o estudo do processo de profissionalização do ensino, por meio do reconhecimento da educação como ferramenta de mudança da realidade e da necessidade de formação dos professores a partir de um enfoque interdisciplinar, especialmente vinculado ao atendimento de primeiros socorros nas escolas. Tal análise se deu a partir de uma investigação qualitativa, descritiva e interpretativa, baseada na revisão literária de obras elaboradas por autores reconhecidos na área das práticas educativas. A pesquisa procurou demonstrar de que forma o pensamento pedagógico e o desenvolvimento de ferramentas de ensino interdisciplinares contribui para a formação dos docentes e para a melhoria da educação. Concluiu-se que, embora os processos educacionais tenham passado por uma grande evolução, a análise e o aperfeiçoamento dos saberes inerentes ao exercício docente podem representar um enorme passo na utilização da educação como instrumento de transformação social.

Biografia do Autor

  • Ercy Xavier de Melo, Universidade de Uberaba

    Mestre em Educação: formação docente para a Educação Básica, pela Universidade de Uberaba; Bacharel em Enfermagem; Enfermeira na Universidade Federal de Uberlândia.

  • Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba

    Doutor em Educação; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, UNIUBE; membro do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania; do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas; do Grupo de Pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar) e da Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) da Região Centro-Oeste.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

ESTUDOS INTERDISCIPLINARES:: profissionalização, ensino, ofício, saberes. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 10(1), 12-29. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11427