COLÉGIO LYCEU:

história, memória e ressignificações sociais para a sociedade goiana

Autores

  • Ana Paula Carolina da Silva , , Instituto Superior de Educação Alfredo Nasser
  • Paulo Cesar Soares de Oliveira , , Instituto Superior de Educação Alfredo Nasser
  • Maria Zeneide Carneiro M. de Almeida , , Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o processo histórico dos Colégios Lyceus em Goiás. Sendo esta Instituição de Ensino criada desde a Idade Antiga com os gregos e que enquanto instituição de ensino vem se ressignificando ao longo das eras. Sendo restabelecida no decorrer do século XVIII na Europa, e se expandindo por diversas partes do mundo. No Brasil, sua construção foi inspirada no modelo europeu, no período imperial, com a criação doo Colégio Pedro II, fundado na cidade do Rio de Janeiro, como modelo a ser seguido pelas outras partes do país. Em Goiás, o colégio Lyceu acompanhando as mudanças politicas, sociais e educacionais do país, foi se ressignificado várias vezes ao longo da história da educação goiana. A presente pesquisa bibliográfica busca perceber essas significações e compreender o processo que levou o Colégio Lyceu de Goiânia a ganhar o status como referência de ensino de qualidade para sociedade goianiense. E como ele ainda, permanece no imaginário coletivo e na memória dos sujeitos que se referem a ele como sendo um lócus no passado nos anos de glória em que formava a elite goiana.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Carolina da Silva, , , Instituto Superior de Educação Alfredo Nasser

    Licenciada em História no Instituto Superior de Educação Alfredo Nasser -UNIFAN

  • Paulo Cesar Soares de Oliveira, , , Instituto Superior de Educação Alfredo Nasser

    Doutorando em Educação (PUC-GO), Mestre em Educação (UFG), graduado em História (UFG), professor e intérprete de LIBRAS (PROLIBRAS). Professor efetivo de LIBRAS/ História da SEDUC-GO, docente no Instituto Superior de Educação Alfredo Nasser -UNIFAN

  • Maria Zeneide Carneiro M. de Almeida, , , Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Doutora em História(UNB). Pós-doutoranda em Educação (UFU).Mestre em História e Filosofia da Educação(UNICAMP). Pedagoga (UCG/PUCGO). Ex-professora Adjunta –FE/UFG. Professora Adjunta-PUCGoiás-PPGE-Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Líder do Diretório/CNPq/GP-EMCES/HISTEDBR

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Publicado

2020-08-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COLÉGIO LYCEU:: história, memória e ressignificações sociais para a sociedade goiana. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 9(3), 335-353. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11424