POESIA E TECNOLOGIA:

o fazer poético em meio digital

Autores

  • Flaviane Pires Universidade de Brasília
  • Ricardo Araújo Universidade de Brasília

Resumo

As invenções humanas e a consequente evolução tecnológica acarretam inovadoras mudanças nos canais de produção artística. Neste cenário, novas formas do fazer poético, aliadas às tecnologias de ponta, também passam a se configurar. O presente artigo traz como foco central, a poesia feita em meio computacional, bem como uma perspectiva de conceituação e exemplificação. Durante o desenvolvimento deste produto crítico, será abordada a relação semiótica triádica estabelecida entre a poesia, as artes, ciência e tecnologia, no processo de promoção do poema digital e outras formas poéticas informatizadas. Neste contexto, este trabalho justifica-se por ser a internet um instrumento da contemporaneidade, que amplia a quantidade de possibilidades combinatórias, além da acessibilidade e divulgação de obras. Esta dimensiona uma nova estrutura relacional entre poeta e leitor, tanto na produção do poema quanto na sua recepção e na interação entre os dois sujeitos. Fato que resulta em uma nova perspectiva entre eles, agora composta por autor-máquina-programador-leitor, possibilitando a criação de uma poesia alternativa que circula no espaço eletro-eletrônico-digital. O objetivo principal, deste estudo, é elucidar a possível conceituação de poesia digital, suas particularidades, especificidades e nuances, seus principais elementos de composição e, também, algumas de suas classificações de acordo com os recursos tecnológicos empregados na sua produção. Outros aspectos também abordados serão a desumanização, a descentralização do eu e a desterritorialização presentes na poesia digital, acarretadas pela dinâmica da tecnologia computacional. Assim como, suas probabilidades de criatividade, interação e interferência e as possibilidades de hipertextualidade, hipermidialidade e interconectividade promovidas pela obra poética veiculada na rede de internet. Almeja-se, desta forma, contribuir com o ensejo conceitual-teórico já existente, amplo e bem diversificado, e que vem sendo desenvolvido por pesquisadores e autores, dentre os quais, vários foram situados como fundamentação teórica no corpo da pesquisa.

Biografia do Autor

  • Flaviane Pires, Universidade de Brasília

    Graduada em Direito, Letras e Pedagogia. Especializada em Administração Educacional. Mestre em Literatura e Crítica Literária. Doutoranda em Literatura e Outras Artes pela Universidade de Brasília/DF.

  • Ricardo Araújo, Universidade de Brasília

    Professor Titular em Teoria Literária, Universidade de Brasília/ DF

Downloads

Publicado

2020-08-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

POESIA E TECNOLOGIA:: o fazer poético em meio digital. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 9(3), 317-334. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11423