A ATUAÇÃO DO HOMEM NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Autores

  • Murilo Rocha Ferreira
  • Ivanilton José de Oliv Universidade Federal de Goiás

Resumo

Embora seja uma área com predominância de mulheres, a docência na educação infantil apresenta recente inserção de homens pedagogos. Essa relação, muitas vezes, gera discriminações com a atuação junto às crianças da primeira etapa da educação básica, manifestas na comunidade escolar. O presente estudo visa apontar os conceitos que norteiam a existência de possíveis preconceitos e/ou a prevalência de estereótipos entre educadores e comunidade escolar quanto à presença do homem no papel de docente na educação infantil. Tal constatação é um reflexo da divisão sexual do trabalho nos moldes da que é apresentada por Hirata e Kergoat (2007), designando ao homem a esfera produtiva e à mulher a esfera reprodutiva, que se vincula a concepção do educar e cuidar, indissociável do processo educativo infantil. Convém lembrar que, para as crianças, a presença desse professor nas escolas pode ser visto como uma atividade a qual podem vir a escolher futuramente, independente de gênero, por ser uma profissão que cabe tanto para o homem quanto para a mulher.

Biografia do Autor

  • Murilo Rocha Ferreira

    Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito. Especialização em Docência Universitária pela FABEC. Professor na Rede Municipal de Senador Canedo/GO

  • Ivanilton José de Oliv, Universidade Federal de Goiás

    Doutor em Geografia Humana pela USP. Professor Associado do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2020-08-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A ATUAÇÃO DO HOMEM NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 9(3), 303-316. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11420