A ATUAÇÃO DO HOMEM NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
Resumo
Embora seja uma área com predominância de mulheres, a docência na educação infantil apresenta recente inserção de homens pedagogos. Essa relação, muitas vezes, gera discriminações com a atuação junto às crianças da primeira etapa da educação básica, manifestas na comunidade escolar. O presente estudo visa apontar os conceitos que norteiam a existência de possíveis preconceitos e/ou a prevalência de estereótipos entre educadores e comunidade escolar quanto à presença do homem no papel de docente na educação infantil. Tal constatação é um reflexo da divisão sexual do trabalho nos moldes da que é apresentada por Hirata e Kergoat (2007), designando ao homem a esfera produtiva e à mulher a esfera reprodutiva, que se vincula a concepção do educar e cuidar, indissociável do processo educativo infantil. Convém lembrar que, para as crianças, a presença desse professor nas escolas pode ser visto como uma atividade a qual podem vir a escolher futuramente, independente de gênero, por ser uma profissão que cabe tanto para o homem quanto para a mulher.