ALFABETIZAÇÃO:

para pensar os métodos

Autores

  • Taynnara Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Simei Araujo Silva Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa exploratória, por meio de revisão bibliográfica, que objetiva discorrer o percurso histórico dos métodos de alfabetização existentes no Brasil. Foram identificadas seis formas metodológicas distintas: método sintético; método analítico; perspectiva de Paulo Freire; perspectiva construtivista; perspectiva histórico-cultural e o letramento. Entende-se a necessidade de posicionamento dos professores alfabetizadores de acordo com suas concepções de educação, associando, portanto, a teoria à prática.

Biografia do Autor

  • Taynnara Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

    Especialista em Docência no Ensino Superior. É membro do grupo do Grupo Didaktiké: Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e questões contemporâneas, da UFG.

  • Simei Araujo Silva, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2012). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1998). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1984). Professora efetiva Adjunta/DE da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Teoria Crítica da Sociedade, Literatura e Infância. Atua principalmente nos seguintes temas: Ideologia, literatura e infância; indústria cultural, infância e educação; formação cultural da criança.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALFABETIZAÇÃO:: para pensar os métodos. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 9(3), 283-302. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11419