A PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA E SUA RELAÇÃO COM A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise da Proposta Político-Pedagógica da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos da Secretaria de Educação e Esportes de Goiânia-GO, assim como uma análise dos conceitos construídos por Paulo Freire, ao longo do século XX, no que tange a teorias e metodologias de trabalho para a educação de adultos. O trabalho é justificado por compreender se existe distanciamento entre a teoria proposta por Paulo Freire e o projeto de Educação de Adolescentes Jovens e Adultos (EAJA). O caminho metodológico que guiou este trabalho, de cunho qualitativo, consistiu em uma leitura e análise de algumas obras de Paulo Freire, bem como a leitura e análise da Proposta Político-Pedagógica (PPP) para a Educação de Adolescentes Jovens e Adultos EAJA da SME de Goiânia (2016). Freire trata da importância de uma pedagogia emancipatória que liberte o oprimido de sua condição de exclusão social. Portanto, uma pedagogia pautada no diálogo e que promova nos educandos a necessidade de construírem sua história e se posicionarem diante da sociedade como sujeitos conscientes do seu lugar e capazes de pensar criticamente sobre o mundo.