A PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA E SUA RELAÇÃO COM A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE

Autores

  • Jardeson Rodrigues da Silva de Sousa Universidade Federal de Goiás
  • Simei Araujo Silva Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise da Proposta Político-Pedagógica da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos da Secretaria de Educação e Esportes de Goiânia-GO, assim como uma análise dos conceitos construídos por Paulo Freire, ao longo do século XX, no que tange a teorias e metodologias de trabalho para a educação de adultos. O trabalho é justificado por compreender se existe distanciamento entre a teoria proposta por Paulo Freire e o projeto de Educação de Adolescentes Jovens e Adultos (EAJA). O caminho metodológico que guiou este trabalho, de cunho qualitativo, consistiu em uma leitura e análise de algumas obras de Paulo Freire, bem como a leitura e análise da Proposta Político-Pedagógica (PPP) para a Educação de Adolescentes Jovens e Adultos EAJA da SME de Goiânia (2016). Freire trata da importância de uma pedagogia emancipatória que liberte o oprimido de sua condição de exclusão social. Portanto, uma pedagogia pautada no diálogo e que promova nos educandos a necessidade de construírem sua história e se posicionarem diante da sociedade como sujeitos conscientes do seu lugar e capazes de pensar criticamente sobre o mundo.

Biografia do Autor

  • Jardeson Rodrigues da Silva de Sousa, Universidade Federal de Goiás

    Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Membro do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas - DGP/CNPq da Faculdade de Educação (FE) da UFG. UFG.

  • Simei Araujo Silva, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2012). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1998). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1984). Professora efetiva Adjunta/DE da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Teoria Crítica da Sociedade, Literatura e Infância. Atua principalmente nos seguintes temas: Ideologia, literatura e infância; indústria cultural, infância e educação; formação cultural da criança.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA E SUA RELAÇÃO COM A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 9(3), 266-282. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11417