REFORMA DO ENSINO MÉDIO: a manutenção de privilégios por trás da Lei nº 13.415
Resumo
O presente artigo, de natureza bibliográfica, discute sobre políticas públicas educacionais para o Ensino Médio, mais especificamente sobre a atual reforma desse nível de educação, no que refere acerca da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Tal discussão está focada no que tange ao Ensino Médio de caráter profissionalizante e suas possíveis implicações na sociedade, mais especificamente com os filhos da classe trabalhadora. O trabalho apresenta como a educação profissionalizante, em concomitância com o Ensino Médio, surge no Brasil como política pública para a educação na década de 1970 e faz um recorte sobre o processo de mudanças em relação ao ensino profissionalizante até os dias atuais. Expõe a necessidade de manutenção da pobreza e da dominância da classe burguesa (detentora do capital) sobre a classe trabalhadora (detentora da força de trabalho), como meio de sustentação da sociedade capitalista. Apresenta possíveis interesses em relação a instauração do Ensino Médio profissionalizante na sociedade atual.