RECONFIGURANDO AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COM O WHATSAPP

Autores

  • José António Moreira
  • Sara Dias-Trindade

Palavras-chave:

Dispositivos digitais. WhatsApp. Autoconceito académico

Resumo

As ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de reconfigurar ambientes (virtuais) de aprendizagem que respondam às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes desta sociedade digital e em rede. Assim, com o objetivo de analisar o impacto de um ambiente digital criado na plataforma de instant messaging -WhatsApp- no autoconceito académico de estudantes em cursos de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções, desenvolvemos o presente trabalho. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, assente em princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, nomeadamente a nível da Motivação, da Confiança nas suas Capacidades e da Relação com os Colegas.

Biografia do Autor

  • José António Moreira
    • Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta.
    • Doutor e Mestre em Ciências da Educação. Curso de Mestrado em Multimédia. Licenciado em História da Arte.
    • Membro Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) da Universidade de Coimbra.
    • Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta. 
    • Autor de várias publicações no país e no estrangeiro.
    •  Membro de conselhos editoriais e revisor de revistas científicas na área da Educação e das Tecnologias Digitais.
  • Sara Dias-Trindade
    Doutora em História: Didática da História. Professora Auxiliar Convidada no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora no Grupo Humanidades Digitais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, integrando, atualmente, a equipa de coordenação do referido Centro. É membro do Laboratório de Tecnologias Educativas (LabTE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores e das Tecnologias Educativas, tendo participado em diferentes publicações nacionais e internacionais nessas mesmas áreas. É também formadora acreditada pelo CCPFP para as áreas do Ensino da História e das Tecnologias Educativas.German

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância