Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
REVISTA REVELLI

Diretrizes para os autores

Somente serão aceitas publicações caso um dos autores seja Mestre ou Doutor.
O artigo deve ser original, não podendo ter sido publicado em outros periódicos, anais, cd-rom e sites da internet;
Serão consideradas também outros textos acadêmicos, como ensaios, resenhas, relatos de experiência etc.


A aceitação definitiva de publicação do artigo obedecerá aos seguintes procedimentos:
Primeira Etapa: seleção dos artigos segundo critérios editoriais.
Segunda Etapa: parecer de Consultores ad hoc.
Os pareceres comportam três possibilidades:
1) Aprovado para publicação sem modificações;
2) Aprovado para publicação com modificações;
3) Não aprovado para publicação.
O parecer será encaminhado ao/s autor/es para suas considerações.
Sendo aprovado nas duas etapas (Conselho Editorial e Conselho Científico) e revisado pelo/s autor/es, o artigo estará apto para publicação;
O periódico não tem como critério exclusivo de publicação a ordem cronológica de recebimento dos textos e sim a sua aceitação nas etapas descritas acima, bem como suas necessidades editoriais;
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem ao periódico.

 

Estrutura do texto a ser apresentado

Quantidade de Páginas
O arquivo não deve exceder o número máximo de páginas (20 páginas).

Título e subtítulo do trabalho:
o título aparece no topo da página; em letras maiúsculas (CAIXA ALTA); centralizado; fonte tamanho 14; e negrito. Após o título, deixar uma linha em branco em fonte tamanho 12. O título também deve ser apresentado em outra língua. Os subtítulos devem ser apresentados alinhados à esquerda, em negrito, com a fonte 12.

Autores:
Não informar o nome dos autores no artigo. (Informar dados do(s) autor(es) apenas na plataforma, no momento da submissão).

Resumo:
Deve-se escrever a palavra Resumo em fonte tamanho 11; negrito; justificado. Deve-se iniciar o conteúdo logo em seguida, utilizando um parágrafo de no máximo 250 palavras; sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entrelinha, justificado, fonte tamanho 11.

Palavras-chave:
Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 11; negrito; alinhado à esquerda. Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática. As palavras-chave iniciar-se-ão com letras maiúsculas e serão separadas por ponto.

Resumo em outra língua:
de preferência utilize o inglês, com formatação igual à do Resumo.

Palavras-chave em outras língua:
de preferência utilize o inglês, com formatação igual à das Palavras-chave.

Texto principal:
Deve ser subdividido, no mínimo, em: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONSIDERAÇÕES FINAIS, sendo desenvolvido os itens e subitens de acordo com as necessidades do texto. O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12. O espaçamento entrelinha deve ser 1,5. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,5 cm. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o modo itálico. Exemplos: workaholic, gestalt, copenhagener zimtzöts. Ao se referir a títulos de obras (romances, poesias etc.) dentro do texto, também utilizar o itálico para grafá-los.

Referências:
Devem ser apresentadas em ordem alfabética, conforme normas técnicas da ABNT (NBR 6023, 2002), utilizando-se no destaque dos títulos o negrito.


Exemplos de referências:
Livros
AUTORIA. Titulo. Edição. Local: Editora, Ano.

Exemplo:
CRYSTAL, David. A revolução da linguagem. São Paulo: Jorge Zahar, 2006.

Artigos de periódicos
:
AUTORIA DO ARTIGO, Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

Exemplo:
SILVA, Izabel Maria da. Uma análise de uma atividade em sala de aula de língua inglesa numa perspectiva interacionista. Moara – Revista dos cursos de pós-graduação em Letras da UFPA. Belém, n. 11, p. 39-51, 1999.

Artigos em livros (capítulos)

AUTORIA DA PARTE DA OBRA. Titulo da parte. In: AUTORIA DA OBRA. Titulo da obra. Local: Editora, ano. Página inicial-final da parte.

Exemplo:
LACERDA, Mitsi Pinheiro. Por uma formação repleta de sentido. In: ESTEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwiges (Orgs.). Professora-pesquisador: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002, p. 71-85.

Artigos de jornais

AUTORIA DO ARTIGO. Título do artigo. Título do jornal, Local de publicação, data (dia, mês, ano), número ou título do caderno, seção, suplemento, etc., página(s) do artigo referenciado, número de ordem da(s) coluna(s).

Exemplo:
NAVES, Paulo. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

Textos on-line

AUTORIA. Título. Ano do texto. Disponível em: < endereço eletrônico> Acesso em: data (dia, mês, ano).

Exemplo:
BIANCHI, Álvaro. Pequeno e despretensioso guia para a confecção de projetos de pesquisa. 2003. Disponível em < www.cneccapivari.br/npcc/images/modelo_projeto.pdf > Acesso em 04/07/07.

Monografias, dissertações, teses ou outros trabalhos acadêmicos
AUTORIA. Título. Ano da defesa. Categoria (TCC, dissertação, tese) – local da defesa.

PEREIRA, Angelita Maria; SOUSA, Denise Francisca de. Motivação e desmotivação no aprendizado de língua inglesa nas escolas públicas de Uruana. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Estadual de Goiás – Itapuranga.

Entrevistas
SILVA, Luiz Inácio Lula da. Luiz Inácio Lula da Silva: depoimento
[abr. 1991]. Entrevistadores: V. Tremel e M. Garcia. São Paulo:
SENAI-SP, 1991. 2 cassetes sonoros. Entrevista concedida ao Projeto
Memória do SENAI-SP.

PCNs
BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002.



O QUE FAZER


Com relação ao primeiro nome dos autores
A referência aos primeiros nomes dos autores pode seguir dois critérios: abreviados ou por extenso, desde que o trabalho seja coeso em seguir o mesmo critério.

Quando há 2, 3 ou 4 autores
Colocá-los separados por ; (ponto e vírgula)

Exemplo:
HOLDEN, Susan; ROGERS, Mike. O ensino de língua inglesa. São Paulo. SBS, 2002.
Quando há mais de 3 autores
Colocar o primeiro autor e acrescentar et al.

Exemplo:
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de et al. A representação do processo de aprender no livro didático nacional de língua estrangeira moderna no 1º. grau. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, v. 17, p. 67-97, jan/jun 1991. Vol. 25.

Quando não se tem o local de publicação
Utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes [S.l.].

Exemplo:
OS GRANDES clássicos das poesias líricas. [S.l.]: Ex Libris, 1981.

Quando não se tem a data de publicação
Se nenhuma data de publicação, distribuição, copirraite, impressão etc. puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes.

Quando há dois títulos do mesmo autor

Depois da primeira entrada, substitui-se as demais por um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto.

Exemplo:
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Contextos institucionais em linguística aplicada: novos rumos. In: Intercâmbio, v. 5, 1996, p. 3-14.

__________. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

Quando o autor do capítulo é também organizador do livro

Evita-se a repetição substituindo o nome do autor por um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In.:______ (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 9-29.

Quando não se tem o nome do autor
Faz-se a entrada pelo título da obra, sendo a primeira palavra maiúscula

Quando há mais de uma publicação do mesmo autor por ano
Se um autor tiver mais de uma publicação no ano, use a, b, c, etc. junto ao ano.

Quando há subtítulo
Separado do título por dois pontos, mas sem destaque.

Quando há mais de uma editora

Quando houver duas editoras, indicam-se ambas, com seus respectivos locais (cidades). Se forem três ou mais, indica-se a primeira ou a que estiver em destaque.

Quando há indicação de edição ou revisão
Quando houver uma indicação de edição, esta deve ser transcrita, utilizando-se abreviaturas dos numerais ordinais e da palavra edição, ambas na forma adotada na língua do documento.

Exemplo:
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 10. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
Indicam-se emendas e acréscimos à edição, de forma abreviada.

Exemplo:
FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico científicas. 3. ed. rev. e aum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1996.


 

APRESENTAÇÃO GRÁFICA
·1 Título “Referências” em maiúsculas e centralizado;
·2 Fonte 12;
·3 Em ordem alfabética;
·4 Alinhamento à esquerda;
·5 Obras separadas entre si por espaço duplo;
·6 O espaçamento entre as linhas é simples;
·7 Os títulos são destacados usando-se negrito;
·8 Devem aparecer nas referências todas (e apenas) as obras citadas no texto.

Títulos das Seções: Devem ter numeração progressiva, conforme NBR6024 (2003); alinhamento à margem esquerda, sem utilizar ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título. Só a primeira letras dos subtítulos devem ser grafados com maiúscula (excetos os nomes próprios).

Citações: As citações diretas longas (que ultrapassam a três linhas) devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 11, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos itálico ou negrito e com espaçamento entrelinha simples (1 cm). As citações diretas curtas (com até três linhas) devem estar inseridas normalmente no texto, com uso de aspas duplas, sem recurso tipográfico itálico ou negrito e sem alteração do tamanho da letra. Em ambos os casos, não esquecer de citar o autor, ano e página de onde o texto foi retirado (NBR 10520, 2002). Utilizar preferencialmente o sistema de chamada autor-data.

Ilustrações: são as figuras, gráficos, fotos, quadros e tabelas etc. que podem eventualmente fazer parte de um trabalho, podendo ser apresentadas no texto ou em anexos. Todas as ilustrações devem ser numeradas em sequência, por tipo (exemplo: fig. 1, fig. 2..., quadro 1, quadro 2...). Precisam ainda receber título e quando forem elaboradas com dados obtidos de outros documentos ou reproduzidas de outra obra, obrigatoriamente devem conter a indicação da fonte. As ilustrações desempenham o papel de auxiliar, ou seja, complementam ou apóiam a expressão de ideias do texto. Por isso devem ser citadas oportunamente no texto, pelo seu número ou título, e inseridas o mais próximo possível do texto a que se referem. Em figuras ou fotos, a fonte ou nota explicativa deve estar posicionada centralizada e abaixo da figura, em tamanho 11.

Outras informações: no endereço <http://www.ueginhumas.com/downloads/Formatacao_de_Trabalhos_Academicos_Prof_Guido_UEG_Inhumas_2009.pdf> é possível encontrar informações mais detalhadas sobre formatação do trabalho acadêmico, citações e referências.

Itens de verificação para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores devem se ater aos itens listados a seguir:
1. A contribuição deve ser original e inédita. Caso o trabalho esteja sendo submetido à outra publicação ao mesmo tempo, informar em uma nota intitulada "Comentários ao Editor".
2. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word ou RTF.
3. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos neste documento. As submissões que não estiverem de acordo com as normas da revista não serão avaliadas pelos pareceristas.

 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Os trabalhos submetidos devem ter em sua autoria, pelo menos um Mestre ou Doutor.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O resumo está em espaço simples; o corpo do texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos neste documento. As submissões que não estiverem de acordo com as normas da revista não serão avaliadas pelos pareceristas.

Dossiê Políticas de educação superior: tendências e perspectivas

Os artigos a serem enviados para este dossiê deverão tratar de uma ou mais das seguintes temáticas: Política econômica e financiamento da educação superior no Brasil;  Configurações da educação superior na atualidade e tendências em construçãoPráticas de avaliação, indicadores, performatividade, novo perfil dos estudantes e dinâmica de tomadas de decisões pelas instituiçõesO trabalho nas instituições de educação superior brasileirasAcesso, permanência e evasão de estudantes da educação superior pública e sua interface com demandas do ensino médio público, na perspectiva da inclusãoNovos modos de regulação e as tendências em construção no campo da produção do conhecimentoEducação superior do campo, formação de professores e suas contribuições para as políticas de educação superior e para o desenvolvimento do campo e da sociedade brasileira; Novos modos de regulação, tendências em construção e trabalho docente na educação profissional tecnológica. 

Organizadores:
Prof. Dra. Deise Mancebo - UERJ
Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira - UFG
Prof. Dr. João dos Reis da Silva Júnior - UFScar

Dossiê Novo Normal (?): Artes e Diversidades em isolamentos

Este dossiê tem o objetivo de reunir artigos cujas propostas se enquadrem em algum dos três eixos que estruturaram o evento: 1.  Linguagens, memória e práticas sociais; 2. Literatura, Pesquisa e Pandemia/Pandemônio; e, 3. Mídias, educação e diversidade. Serão aceitos textos de pesquisadores mestres e/ou doutores, sendo a coautoria limitada a três autores por artigo.  Só será aceito apenas um artigo por autor (coautor ou individual).

Organizadores:
Prof. Dr. Eder Ahmad Charaf Eddine - UFT
Prof. Dr. Samuel Carlos Melo - UEG
Prof. Dra. Mirelle da Silva Freitas - IFTO
Prof. Dra. Fernanda Surubi Fernandes - UEG
Prof. Me. Luciano de Jesus Gonçalves - IFTO (Doutorando USP)

 

Dossiê Formação de Professores, inclusão e Atendimento Educacional em Ambiente

Este dossiê apresenta artigos que discutam acerca da formação inicial e continuada de professores, o trabalho pedagógico do professor e as políticas públicas que tratam da inclusão e da interlocução hospital/família/escola, dificuldades, avanços e/ou demais especificidades do trabalho docente.

Organizadoras:
Prof. Dra. Yara Fonseca - UEG
Prof. Dra. Juscelia Linhares - UFMS

Dossiê Qualidade e Inovação da/na Educação: concepções, possibilidades e desafio

O dossiê possui como objetivo divulgar pesquisas que tratem da qualidade e inovação em qualquer etapa e nível de ensino, em seus aspectos micro, meso e macro, no contexto das políticas públicas e das práticas pedagógicas, com o intuito de colaborar com o avanço do conhecimento nessas áreas ainda restritas e pouco divulgadas.

Organizadores:
Prof. Dra. Daniela da Costa Britto Pereira Lima - UFG
Prof. Dr. José António Moreira – Universidade Aberta de Portugal

Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp

Dossiê: Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em tempos de pandemia

O projeto institucional de bolsas de iniciação à docência - Pibid da Universidade Estadual de Goiás (UEG), aprovado pelo edital Capes Pibid n. 02/2020 iniciou as atividades em outubro de 2020 e encerrará em março de 2022, tem como objetivos principais consolidar o processo de formação de professores nos cursos de licenciatura da UEG e contribuir com a implementação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas públicas de educação básica de Goiás. O Pibid da UEG está organizado em 9 subprojetos e 12 núcleos, envolvendo oito cursos de licenciatura (Biologia, Educação Física, Geografia, História, Letras Língua Inglesa e Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia (Alfabetização) e Química) presentes em 18 municípios, com a participação de 225 bolsistas Capes (192 acadêmicos, 24 professores da educação básica e 8 docentes da UEG). As atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota com supervisão de professores da educação básica e sob orientação dos Coordenadores de Área, professores da UEG. As atividades de articulação e mobilização de professores(as) que atuam nas escolas públicas da educação básica para atuarem como (co)formadores(as) e a promoção de experiências metodológicas e práticas inovadoras podem ser ampliadas para as demais licenciaturas que não participam do programa de iniciação à docência, principalmente na efetivação das atividades práticas como componentes curriculares. Neste projeto institucional de iniciação à docência a prática é entendida como a efetividade das ações e o espaço escolar é destaque nesse pressuposto de unidade. Os conhecimentos teóricos, específicos ou pedagógicos, obtidos na universidade são postos em prática na escola-campo com o desenvolvimento de ações relacionadas ao ensino na perspectiva de ação-reflexão.

Organizadores:
Lorrane Gomes da Silva
Reile Ferreira Rossi

 

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação

O presente Dossiê tem por objetivo discutir e socializar estudos e pesquisas no formato de artigos científicos ou relatos de experiências no campo da educação que se inserem em discussões sobre cultura, escola e formação humana enquanto experiência ética que se faz pela articulação do exercício do bem comum e respeito às diversidades. Neste escopo, abrange reflexões sobre processos educativos formais e não formais em sua historicidade e sua relação com as demais instâncias de socialização, tais como família, religião, arte, direito, partidos políticos e meios de comunicação de massa, que juntas dão forma e conteúdo ao sistema cultural da sociedade ocidental contemporânea. Ao reconhecer a complexidade da formação humana, bem como as contradições que lhe são constitutivas, o presente Dossiê abre-se à investigação de temas como: linguagem, diversidades, alteridade, inclusão escolar e social em interface com a educação.

Organizadores:
Marlene Barbosa de Freitas Reis (UEG/Inhumas)
Leonor Paniago Rocha (UFJ)
Simone de Magalhães Vieira Barcelos (UEG)

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”

Este dossiê se propõe a receber trabalhos que abordem as diversas interfaces que se
interconectam nos âmbitos da Educação e dos Estudos da Linguagem como áreas
interdisciplinares, em sintonia com as demandas da contemporaneidade, com ênfase em
novas concepções epistemológicas e possibilidades abertas por mediações tecnológicas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.