Submissão
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Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- Os trabalhos submetidos devem ter em sua autoria, pelo menos um Mestre ou Doutor.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
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- O resumo está em espaço simples; o corpo do texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
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Dossiê Políticas de educação superior: tendências e perspectivas
Os artigos a serem enviados para este dossiê deverão tratar de uma ou mais das seguintes temáticas: Política econômica e financiamento da educação superior no Brasil; Configurações da educação superior na atualidade e tendências em construção; Práticas de avaliação, indicadores, performatividade, novo perfil dos estudantes e dinâmica de tomadas de decisões pelas instituições; O trabalho nas instituições de educação superior brasileiras; Acesso, permanência e evasão de estudantes da educação superior pública e sua interface com demandas do ensino médio público, na perspectiva da inclusão; Novos modos de regulação e as tendências em construção no campo da produção do conhecimento; Educação superior do campo, formação de professores e suas contribuições para as políticas de educação superior e para o desenvolvimento do campo e da sociedade brasileira; Novos modos de regulação, tendências em construção e trabalho docente na educação profissional tecnológica.
Organizadores:
Prof. Dra. Deise Mancebo - UERJ
Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira - UFG
Prof. Dr. João dos Reis da Silva Júnior - UFScar
Dossiê Novo Normal (?): Artes e Diversidades em isolamentos
Este dossiê tem o objetivo de reunir artigos cujas propostas se enquadrem em algum dos três eixos que estruturaram o evento: 1. Linguagens, memória e práticas sociais; 2. Literatura, Pesquisa e Pandemia/Pandemônio; e, 3. Mídias, educação e diversidade. Serão aceitos textos de pesquisadores mestres e/ou doutores, sendo a coautoria limitada a três autores por artigo. Só será aceito apenas um artigo por autor (coautor ou individual).
Organizadores:
Prof. Dr. Eder Ahmad Charaf Eddine - UFT
Prof. Dr. Samuel Carlos Melo - UEG
Prof. Dra. Mirelle da Silva Freitas - IFTO
Prof. Dra. Fernanda Surubi Fernandes - UEG
Prof. Me. Luciano de Jesus Gonçalves - IFTO (Doutorando USP)
Dossiê Formação de Professores, inclusão e Atendimento Educacional em Ambiente
Este dossiê apresenta artigos que discutam acerca da formação inicial e continuada de professores, o trabalho pedagógico do professor e as políticas públicas que tratam da inclusão e da interlocução hospital/família/escola, dificuldades, avanços e/ou demais especificidades do trabalho docente.
Organizadoras:
Prof. Dra. Yara Fonseca - UEG
Prof. Dra. Juscelia Linhares - UFMS
Dossiê Qualidade e Inovação da/na Educação: concepções, possibilidades e desafio
O dossiê possui como objetivo divulgar pesquisas que tratem da qualidade e inovação em qualquer etapa e nível de ensino, em seus aspectos micro, meso e macro, no contexto das políticas públicas e das práticas pedagógicas, com o intuito de colaborar com o avanço do conhecimento nessas áreas ainda restritas e pouco divulgadas.
Organizadores:
Prof. Dra. Daniela da Costa Britto Pereira Lima - UFG
Prof. Dr. José António Moreira – Universidade Aberta de Portugal
Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp
Dossiê: Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em tempos de pandemia
O projeto institucional de bolsas de iniciação à docência - Pibid da Universidade Estadual de Goiás (UEG), aprovado pelo edital Capes Pibid n. 02/2020 iniciou as atividades em outubro de 2020 e encerrará em março de 2022, tem como objetivos principais consolidar o processo de formação de professores nos cursos de licenciatura da UEG e contribuir com a implementação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas públicas de educação básica de Goiás. O Pibid da UEG está organizado em 9 subprojetos e 12 núcleos, envolvendo oito cursos de licenciatura (Biologia, Educação Física, Geografia, História, Letras Língua Inglesa e Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia (Alfabetização) e Química) presentes em 18 municípios, com a participação de 225 bolsistas Capes (192 acadêmicos, 24 professores da educação básica e 8 docentes da UEG). As atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota com supervisão de professores da educação básica e sob orientação dos Coordenadores de Área, professores da UEG. As atividades de articulação e mobilização de professores(as) que atuam nas escolas públicas da educação básica para atuarem como (co)formadores(as) e a promoção de experiências metodológicas e práticas inovadoras podem ser ampliadas para as demais licenciaturas que não participam do programa de iniciação à docência, principalmente na efetivação das atividades práticas como componentes curriculares. Neste projeto institucional de iniciação à docência a prática é entendida como a efetividade das ações e o espaço escolar é destaque nesse pressuposto de unidade. Os conhecimentos teóricos, específicos ou pedagógicos, obtidos na universidade são postos em prática na escola-campo com o desenvolvimento de ações relacionadas ao ensino na perspectiva de ação-reflexão.
Organizadores:
Lorrane Gomes da Silva
Reile Ferreira Rossi
Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação
Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação
O presente Dossiê tem por objetivo discutir e socializar estudos e pesquisas no formato de artigos científicos ou relatos de experiências no campo da educação que se inserem em discussões sobre cultura, escola e formação humana enquanto experiência ética que se faz pela articulação do exercício do bem comum e respeito às diversidades. Neste escopo, abrange reflexões sobre processos educativos formais e não formais em sua historicidade e sua relação com as demais instâncias de socialização, tais como família, religião, arte, direito, partidos políticos e meios de comunicação de massa, que juntas dão forma e conteúdo ao sistema cultural da sociedade ocidental contemporânea. Ao reconhecer a complexidade da formação humana, bem como as contradições que lhe são constitutivas, o presente Dossiê abre-se à investigação de temas como: linguagem, diversidades, alteridade, inclusão escolar e social em interface com a educação.
Organizadores:
Marlene Barbosa de Freitas Reis (UEG/Inhumas)
Leonor Paniago Rocha (UFJ)
Simone de Magalhães Vieira Barcelos (UEG)
DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”
Este dossiê se propõe a receber trabalhos que abordem as diversas interfaces que se
interconectam nos âmbitos da Educação e dos Estudos da Linguagem como áreas
interdisciplinares, em sintonia com as demandas da contemporaneidade, com ênfase em
novas concepções epistemológicas e possibilidades abertas por mediações tecnológicas.
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