DISCUTINDO O VOCABULÁRIO ACADÊMICO EM LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
Vocabulário Acadêmico. Linguística de Córpus. Língua Inglesa.Resumo
A leitura e a redação de artigos científicos e obras de referência em língua inglesa dependem do conhecimento do vocabulário acadêmico. O presente trabalho tem o objetivo geral de descrever e analisar o vocabulário acadêmico na língua inglesa, baseando-se na Lexicologia e na Linguística de Córpus. Com relação à metodologia, constituímos um córpus acadêmico em língua inglesa com 113.337.773 de tokens. No tocante ao auxílio de software, a ferramenta linguístico-estatística utilizada para processar os corpora e coletar os termos foi o WordSmith Tools, versão 5. Para identificar os termos, utilizamos o coeficiente de uso (resultado da multiplicação do coeficiente de dispersão de Juilland pela frequência normalizada) e a posterior validação dos candidatos a termo por especialistas. Os resultados permitem destacar um núcleo composto por 505 vocábulos/termos, predominantemente substantivos, verbos e adjetivos. De forma geral, o uso do vocabulário acadêmico nas oito grandes áreas do conhecimento revela ser mais intenso que na língua geral, conforme resultados obtidos pelo teste de soma de postos de Wilcoxon, com um nível de confiança de 95%. O vocabulário acadêmico identificado em nosso trabalho apresenta, além de uma alta ocorrência, uma distribuição marcante nos diferentes corpora, não sendo identificado, por estas razões como pertencente a um domínio de especialidade específico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.