DISCUTINDO O VOCABULÁRIO ACADÊMICO EM LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Eduardo Batista da Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Vocabulário Acadêmico. Linguística de Córpus. Língua Inglesa.

Resumo

A leitura e a redação de artigos científicos e obras de referência em língua inglesa dependem do conhecimento do vocabulário acadêmico. O presente trabalho tem o objetivo geral de descrever e analisar o vocabulário acadêmico na língua inglesa, baseando-se na Lexicologia e na Linguística de Córpus. Com relação à metodologia, constituímos um córpus acadêmico em língua inglesa com 113.337.773 de tokens. No tocante ao auxílio de software, a ferramenta linguístico-estatística utilizada para processar os corpora e coletar os termos foi o WordSmith Tools, versão 5. Para identificar os termos, utilizamos o coeficiente de uso (resultado da multiplicação do coeficiente de dispersão de Juilland pela frequência normalizada) e a posterior validação dos candidatos a termo por especialistas. Os resultados permitem destacar um núcleo composto por 505 vocábulos/termos, predominantemente substantivos, verbos e adjetivos. De forma geral, o uso do vocabulário acadêmico nas oito grandes áreas do conhecimento revela ser mais intenso que na língua geral, conforme resultados obtidos pelo teste de soma de postos de Wilcoxon, com um nível de confiança de 95%. O vocabulário acadêmico identificado em nosso trabalho apresenta, além de uma alta ocorrência, uma distribuição marcante nos diferentes corpora, não sendo identificado, por estas razões como pertencente a um domínio de especialidade específico.

 

Biografia do Autor

  • Eduardo Batista da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Doutor em Estudos Linguísticos (UNESP/2015). Professor da Licenciatura em Letras da UEG/Câmpus Morrinhos e professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensuem Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) na UEG/Câmpus Cora Coralina.

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Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Linguagem e Interculturalidade