MEDIAÇÃO, INTERAÇÃO E LETRAMENTOS DIGITAIS: A FORMAÇÃO ON-LINE EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL

Autores

  • Danilo Garcia da Silva
  • Katia Morosov Alonso

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Mediação. Interação. Letramentos Digitais.

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre mediação e interação como elementos indispensáveis aos processos formativos em contextos da cultura digital, daí o entendimento de que os letramentos digitais influenciariam, então, a percepção sobre eles nos contextos educativos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem multirreferencial (ARDOINO, 1998). O lócus foram cursos de graduação com formação on-line. Participaram professores, tutores e alunos. Com base na compreensão de que as relações estabelecidas pelos sujeitos em formação se constituem em condição sine qua non para os processos de mediação e interação, sendo essenciais para a promoção de aprendizagens. A mediação e interação, ainda que mediatizadas por tecnologias, são compreendidas como ‘processos’ tipicamente humanos que exigem a presença dos sujeitos da formação em interfaces contínuas. As tecnologias exercem funções importantes quando reconhecidas como meios para o estabelecimento de relações e não como fins em si mesmas, mas que, no limite, intimam compreendê-las em lógicas e dimensões próprias.

Biografia do Autor

  • Danilo Garcia da Silva
    Doutorado na área da Educação na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação - LêTece, do Instituto de Educação da UFMT. É professor no Departamento de Letras do Instituto de Linguagens da UFMT. É professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT (PPGE-IE/UFMT). Tem desenvolvido trabalhos com Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação de Equipe TécnicoPedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e no contexto de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trabalha com Formação de Professores no contexto das TDIC na Educação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância/On-Line e Cultura Digital.
  • Katia Morosov Alonso
    Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTece. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências em EaD/ tecnologias, uso das tecnologias da informação e comunicação -TIC na educação. Trabalha, atualmente, com pesquisa sobre as TDIC, com foco nos processos de interação e mediação.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância