INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA EM MATO GROSSO DO SUL: MOBILIZAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS

Autores

  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados http://orcid.org/0000-0002-8855-4141
  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Maria Ribas FATEC/SENAI/CG

Palavras-chave:

Política educacional. Educação Superior. Educação a Distância.

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta resultados da investigação realizada junto às universidades federais localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, os quais consistiram em um subprojeto de estudo mais amplo realizado por meio de pesquisa em rede intitulada “Institucionalização da Educação Superior a Distância nas Universidades Federais da Região Centro-Oeste: processos, organização e práticas”. O objetivo é explicitar os processos e práticas que se desenvolveram ao implementar a EaD no contexto de cada uma das universidades federais localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste brasileira. Busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Quando e como se desenvolve o processo de institucionalização da EaD nas universidades federais de Mato Grosso do Sul? Tem-se como referencial teórico o neoinstitucionalismo. Adotou-se como procedimento metodológico o estudo de caso múltiplo, e tevecomo fontes primárias: documentos, questionários e entrevistas realizados com os gestores institucionais. Conclui-se que o Ministério da Educação, ao deter as formas de financiamento, tem o poder de induzir expansão ou retração. Observa-se inexistência da institucionalização da EaD nessas instituições, as quais se encontram na fase da “mobilização/implementação”, com processos e práticas eivados de conflitos e estratégias de planejamento fragmentadas, com pouca inserção nos espaços de decisão coletiva.

Biografia do Autor

  • Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados
    Professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na graduação e pós-graduação stricto sensu. Tem doutorado e pós-doutorado em educação pela Universidade de São Paulo.
  • Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS. Tem doutorado em educação na UFMS e pós-doutorado na UNEMAT.
  • Ana Maria Ribas, FATEC/SENAI/CG
    Professora concursada da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS. Docente do Ensino Superior-FATEC/SENAI/CG e Doutoranda em Educação pelo PPGE/UCDB.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância