PRODUÇÕES E (RE)SIGNIFICAÇÕES NO CONTEXTO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE: O USO DO SCRATCH NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MUTILETRAMENTOS
Palavras-chave:
Scratch. Letramento Crítico. Multiletramentos.Resumo
Este artigo é recorte de uma pesquisa de doutorado em educação e discute uma formação continuada de professores, realizada durante oito meses em 2016. É uma pesquisa qualitativa, tipo pesquisa-formação que se utilizou de questionário online, narrativas digitais e relatos (auto)biográficos e teve financiamento PROSUP/CAPES. Debruçamo-nos sobre as narrativas digitais produzidas pelos professores participantes da formação a partir da perspectiva do letramento crítico com base em Freire e do conceito de multiletramentos a partir de Pinheiro. O contexto da formação online na rede social Facebook foi tanto lócus da formação como instrumento de produção de dados. Participaram da formação trinta Professores Gerenciadores de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos. A linguagem de programação Scratch se mostrou como uma possibilidade de mudança para os professores, quando utilizada a partir do contexto e do interesse dos alunos e professores, possibilitando a problematização: da própria tecnologia e suas limitações; da realidade material das escolas; do potencial criativo a partir do trabalho coletivo; e, do contexto de cada grupo. Possibilitou ainda, o contato com outros saberes e fazeres, rompendo com a lógica que se restringe aos alunos de escolas com boa infraestrutura, boa localização e bons acessos à internet, a aprendizagem de linguagem de programação. Foi possível também que professores e alunos aprendessem e ensinassem com o Scratch, incorporando seus contextos sociais, sua cultura e realidade material.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.