OS MICROPODERES PRESENTES EM GRAFITES: UMA PERSPECTIVA GENEALÓGICA

Autores

  • Eliane Marquez da Fonseca FERNANDES Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

inter-ação, discurso, genealogia, resistência, grafite.

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é problematizar a questão do poder em grafites urbanos. Tomamos como base teórica as análises histórico-filosóficas de Foucault (1995, 2003, 2010) em seu eixo genealógico, para investigar a questão do poder em grafites. Para esse autor a concepção de poder não se limita a imposições de lei e de repressão, mas é vista no sentido de normatizar a sociedade e normalizar a população e os indivíduos. Desse modo, se o poder instituído controla as ruas, grafitar os muros torna-se uma forma de luta e de resistência. O sujeito discursivo, em nosso caso, o grafiteiro da área urbana, nem sempre, aceita a regulação passivamente e resiste às técnicas controladoras. Verificamos que esses grafiteiros já buscaram uma visibilidade pública para inscrever mensagens cifradas e, também, inserir sua voz de protesto contra uma sociedade controlada, mas hoje participa de eventos e aceita contratos artísticos. Estão se inserindo em um mercado e aceitando normas. Nosso objetivo, neste artigo é verificar como as reações de resistência dos grafiteiros às normas urbanas têm se mostrado cada vez mais normatizadas e normalizadas, enfraquecendo o poder de resistência. Desde o início do século XXI, percebemos que várias inscrições começam a deixar de lado ações de demarcação de território e exposição de ousadia para fazer grafites por encomenda.

Biografia do Autor

  • Eliane Marquez da Fonseca FERNANDES, Universidade Federal de Goiás

    Pós-Doutora em Educação pela UnB (2011) e Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007) e atualmente trabalha como professora do nível Associado 2 na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Atua no PPG em Letras e Linguística da FL da Universidade Federal de Goiás. Desenvolve pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Texto, Análise do Discurso e Ensino. Estuda os seguintes temas: leitura e escrita, gêneros do discurso, análise do discurso e ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa. É líder da Rede Goiana de Pesquisa: texto, discurso e ensino inscrita na FAPEG-GO e também do Grupo de Pesquisa CNPq CRIARCONTEXTO: estudos do texto e do discurso que se insere na Rede de Pesquisa em Língua Portuguesa ao redor do mundo. E-mail: elianemarquez@uol.com.br

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Linguagem e Interculturalidade