SALA DE AULA NO SÉCULO XXI: ESPAÇO PARA A PROJEÇÃO DE MUITAS VOZES

Autores

  • Cláudia Bellanda Pegini PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná e UEM - Universidade Estadual de Maringá

Resumo

As marcantes alterações nas formas por meio das quais as pessoas se comunicam hoje refletem nas vivências em sala de aula. Frente a isso, o professor, como mediador do processo de ensino-aprendizagem, pode utilizar os novos recursos tecnológicos de modo agregador, estimulando a participação ativa dos estudantes nas diferentes etapas de seus estudos. O objetivo do presente artigo é estabelecer um percurso reflexivo acerca da importância do diálogo em sala de aula, sobretudo em um contexto de perigoso isolamento digital. A partir de uma perspectiva dialética-dialógica, somam-se teorias e práticas voltadas para a maximização das dissonantes vozes que coexistem no ambiente escolar e que precisam ser ouvidas para um andamento assertivo da mediação do conhecimento.

Palavras-chave: Diálogo. Estímulo à participação. Ferramentas tecnológicas.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância