“NUNCA TINHA OUVIDO FALAR SOBRE WEBQUEST, TUDO FOI NOVIDADE!”: ANALISANDO AS EXPERIÊNCIAS DE PÓS-GRADUANDOS EM UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL EM RELAÇÃO ÀS TAREFAS REALIZADAS EM PARES/GRUPOS VIA WEBQUEST
Palavras-chave:
Ensino/aprendizagem de línguas, tecnologia, comunidade de aprendizagem virtual, webquestResumo
O objetivo geral deste trabalho foi analisar as experiências de alunos participantes da comunidade de aprendizagem virtual “Tecnologias e Ensino de Línguas” em relação às atividades desenvolvidas por meio do modelo WebQuest. Os objetivos específicos foram verificar as percepções dos participantes acerca desse modelo e identificar suas percepções sobre as tarefas realizadas em pares/grupos via WebQuest. O referencial teórico abordou o modelo WebQuest e os conceitos de scaffolding e aprendizagem colaborativa. A pesquisa foi dominantemente qualitativa, na qual se empregou o estudo de caso. A análise dos dados revelou que os participantes percebem o modelo WebQuest como uma ferramenta que pode promover o desenvolvimento da autonomia do aluno, estimular a aprendizagem colaborativa, possibilitar ao professor uma orientação sistemática, auxiliando, assim, o aluno a não se perder (ou sentir-se frustrado) na grande quantidade de informações que a internet oferece. Em relação às percepções dos participantes acerca das tarefas sobre WebQuests realizadas em pares/grupos, foi possível notar, por um lado, que para alguns deles, embora reconheçam que trabalhar em pares/grupos seja vantajoso para o processo de aprendizagem, pode ser difícil realizar tarefas com outros colegas, seja no ambiente físico ou virtual. Por outro lado, verificou-se que a maioria dos acadêmicos avaliou de modo positivo o trabalho desenvolvido em conjunto na execução das atividades, salientando a importância do colega como um scaffolding e o valor da interação e colaboração. Apesar de algumas dificuldades enfrentadas, os participantes consideram o modelo WebQuest interessante, útil e pretendem empregá-lo em suas práticas pedagógicas.
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