O USO DO CELULAR NA ESCOLA: UM OLHAR A PARTIR DO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Autores

  • Lília Mônica Mangas Universidade Federal do Amapá
  • Leticia Carvalho Ferreira Universidade Federal do Amapá

Resumo

Esse estudo visa analisar de que forma o uso do celular na sala de aula pode contribuir para o processo de ensino aprendizagem dos alunos de uma escola Estadual da cidade de Macapá. Essa pesquisa qualitativa baseou-se na bibliografia de Freire (2013, 2014), Vasconcellos (2005), Moran (1995) e Levy (1999), para coleta dos dados empíricos aplicou-se questionário estruturado para os 35 sujeitos da pesquisa. O estudo evidenciou que todos os participantes tem acesso as redes sociais (especialmente whatsapp e youtube) e a internet, mesmo aqueles que não possuem celular, esse acesso ocorre principalmente, em casa (80%), tendo como menor duração entre 1 a 3 horas (23%), diante desse universo virtual e tecnológico, cabe a escola e principalmente, ao professor através de sua prática educativa, a missão de formar o indivíduo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho, e essa preparação perpassa pelo uso e domínio das TIC, em especial, as que fazem parte do cotidiano do aluno, como é o caso do celular, o uso desse aparelho mediado pelo professor, além de estimular a interação, a pesquisa e a produção no ambiente virtual também contribui para melhoria da relação aluno/professor. 

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias digitais. Ensino-aprendizagem. Celular

Biografia do Autor

  • Lília Mônica Mangas, Universidade Federal do Amapá
    Tenho formação acadêmica em Pedagogia, concluída no ano de 2007, na Instituição Universidade Federal do Amapá. Especialista em Pedagogia Escolar com habilitação em Administração, Supervisão e Orientação pela Facinter, sou também professora do Estado, há quase 24 anos. Atuante no Ensino Fundamental I. Hoje desenvolvo minhas funções no Assessoramento Pedagógico, atendendo crianças e adolescentes da escola pública.
  • Leticia Carvalho Ferreira, Universidade Federal do Amapá
    Professora da Universidade Federal do Amapá com a titulação em Mestre. Orientadora do Curso de Midias da Educação em EAD.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância