O MOVIMENTO CASA DA PONTE E A UNIVERSIDADE: Preservando a Memória Coletiva e a Cultura de Itauçu

Autores

  • Alessandra Carlos Costa Grangeiro Universidade Estadual de Goiás
  • Fábio Júlio de Paula Borges Universidade Estadual de Goiás
  • Rúblia Garcia de Paula Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Casa da Ponte. Universidade. Restauro. Cultura. Memória

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o Movimento Casa da Ponte de Itauçu-Go (MCP), surgido em 2014, considerado essencial para a preservação da memória coletiva e da cultura da cidade de Itauçu. A abordagem desse tema pressupõe as reflexões de Edgar Morin em Os sete saberes necessários à educação do futuro (2011). Este trabalho considera o conhecimento a partir de um princípio epistemo-metodológico que permite a inserção da subjetividade dos sujeitos envolvidos, ou seja, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, porquanto pondera que o ensino de literatura, no Ensino Superior, não deva desvincular-se nem da sociedade e nem do indivíduo. Esta pesquisa é bibliográfica, mas mantém uma articulação com a sociedade. No que diz respeito à base teórica, a pesquisa é sustentada pelas reflexões de Maurice Halbwachs, em Memória coletiva (2006), e de Paul Ricoeur, em A memória, a história, o esquecimento (2007). E, quanto à histórica, o trabalho de José Braga Coelho, De Catingueiro Grande a Itauçu: a formação de um espaço urbano (2001), dentre outros, será de grande relevância. Os resultados dessa pesquisa foi a compreensão da importância do diálogo que deve existir entre a universidade e a comunidade com vistas à ampliação do desenvolvimento cultural das cidades do interior de Goiás.

Biografia do Autor

  • Alessandra Carlos Costa Grangeiro, Universidade Estadual de Goiás

    Professora na Universidade Estadual de Goiás, Brasil. Mestre e Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1999/2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa. Tem feito investigação acerca do ensino de literatura numa perspectiva transdisciplinar, principalmente nos seguintes temas: tempo, espaço, memória e história.

  • Fábio Júlio de Paula Borges, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmico do curso de Letras - Língua Portuguesa/ Língua Inglesa e suas respectivas literaturas da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas.
  • Rúblia Garcia de Paula, Universidade Estadual de Goiás
    Bacharela em Direito pela UFG, aluna de pós-graduação latu sensu em Docência Universitária na UEG, câmpus Inhumas, onde cursa o 1º período de Letras e desenvolve o projeto de extensão “Saraneando o que há de bom: a produção poético-literária em Itauçu”, coordenado pela Prof. Dra. Alessandra Carlos Costa Grangeiro. Integra o Movimento Casa da Ponte de Itauçu-Go.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Linguagem e Interculturalidade