O MOVIMENTO CASA DA PONTE E A UNIVERSIDADE: Preservando a Memória Coletiva e a Cultura de Itauçu
Palavras-chave:
Casa da Ponte. Universidade. Restauro. Cultura. MemóriaResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o Movimento Casa da Ponte de Itauçu-Go (MCP), surgido em 2014, considerado essencial para a preservação da memória coletiva e da cultura da cidade de Itauçu. A abordagem desse tema pressupõe as reflexões de Edgar Morin em Os sete saberes necessários à educação do futuro (2011). Este trabalho considera o conhecimento a partir de um princípio epistemo-metodológico que permite a inserção da subjetividade dos sujeitos envolvidos, ou seja, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, porquanto pondera que o ensino de literatura, no Ensino Superior, não deva desvincular-se nem da sociedade e nem do indivíduo. Esta pesquisa é bibliográfica, mas mantém uma articulação com a sociedade. No que diz respeito à base teórica, a pesquisa é sustentada pelas reflexões de Maurice Halbwachs, em Memória coletiva (2006), e de Paul Ricoeur, em A memória, a história, o esquecimento (2007). E, quanto à histórica, o trabalho de José Braga Coelho, De Catingueiro Grande a Itauçu: a formação de um espaço urbano (2001), dentre outros, será de grande relevância. Os resultados dessa pesquisa foi a compreensão da importância do diálogo que deve existir entre a universidade e a comunidade com vistas à ampliação do desenvolvimento cultural das cidades do interior de Goiás.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.