TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Ana Paula de Araujo Cunha Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Julio Mario da Silveira Marchand Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

TIC. Ensino. Professor.

Resumo

Este artigo resulta de uma investigação acerca das possíveis implicações da crescente disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no que tange à constituição identitária docente e aos reflexos observáveis em seu fazer pedagógico. Mais especificamente, à luz de pressupostos concernentes a questões que envolvem a inclusão digital, além de estudos que contribuem para que se entenda a complexidade do conceito de identidade, investigaram-se indícios de mudanças identitárias de um grupo de professores de língua portuguesa, de escolas das redes pública e privada de ensino, aparentemente resultantes da necessidade da inserção das TIC no contexto escolar. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas que suscitaram nos professores a verbalização de aspectos pertinentes à sua formação e atuação profissional e à(s) imagem(ns) de si. Percebeu-se, em síntese, que os docentes investigados encontram-se divididos entre um discurso vigente (o professor precisa utilizar as TIC em sala de aula) e uma realidade que dificulta essa prática pedagógica.

Biografia do Autor

  • Ana Paula de Araujo Cunha, Instituto Federal Sul-rio-grandense
    Doutora e Mestre em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Departamento de Graduação e Pós-graduação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), atuando no Mestrado em Educação e tecnologia. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias.
  • Julio Mario da Silveira Marchand, Universidade Federal de Rio Grande - FURG
    Mestre em Educação e Tecnologia, pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Possui graduação em Letras, pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) e especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, pela Faculdade Internacional de Curitiba. Atualmente, é professor de português e redação, além de revisor linguístico, na FURG. 

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância