TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
TIC. Ensino. Professor.Resumo
Este artigo resulta de uma investigação acerca das possíveis implicações da crescente disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no que tange à constituição identitária docente e aos reflexos observáveis em seu fazer pedagógico. Mais especificamente, à luz de pressupostos concernentes a questões que envolvem a inclusão digital, além de estudos que contribuem para que se entenda a complexidade do conceito de identidade, investigaram-se indícios de mudanças identitárias de um grupo de professores de língua portuguesa, de escolas das redes pública e privada de ensino, aparentemente resultantes da necessidade da inserção das TIC no contexto escolar. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas que suscitaram nos professores a verbalização de aspectos pertinentes à sua formação e atuação profissional e à(s) imagem(ns) de si. Percebeu-se, em síntese, que os docentes investigados encontram-se divididos entre um discurso vigente (o professor precisa utilizar as TIC em sala de aula) e uma realidade que dificulta essa prática pedagógica.
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