LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS COMO L1 PARA ESTUDANTES SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jussara Linhares Granemann Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palavras-chave:

Libras, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental, Conteúdos Curriculares.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade abordar algumas questões referentes à importância da aprendizagem e do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras (L1) para estudantes surdos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental como fator preponderante no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares, uma vez que utilizam esta enquanto L1 como meio de comunicação, de informação e de instrução. Através de textos de Fernandes (2006), Goldfeld (2002), Guarinello (2007), Quadros (1997), Soares (2004), analisaremos os aspectos fundamentais para que os estudantes surdos no início de sua escolarização possam aprender a língua de sinais, a língua portuguesa na modalidade escrita e os conteúdos curriculares a partir de um ambiente linguístico bilíngue envolvendo os estudantes surdos em práticas discursivas.

Biografia do Autor

  • Jussara Linhares Granemann, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
    Mestre em Estudos de Linguagens, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

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Publicado

2017-06-13