EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM FOCO: ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A QUALIDADE DA MODALIDADE SOB A PERSPECTIVA DELPHI

Autores

  • Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0001-9738-2583
  • Susana Henriques Universidade Aberta de Portugal
  • Jeferson Lisboa Alves Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Infraestrutura tecnológica. Práticas pedagógicas. Inclusão digital. Formação docente. Qualidade social.

Resumo

Este artigo analisa criticamente os fundamentos que sustentam a qualidade da educação superior a distância, com base em estudo desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em Educação a Distância Brasil Internacional. A pesquisa adotou a técnica Delphi, aplicada por especialistas de Moçambique, Argentina, México, Honduras, Brasil e Portugal, com o objetivo de identificar os elementos estruturantes da qualidade da modalidade. Os resultados revelam significativa convergência em torno de aspectos como infraestrutura tecnológica adequada, práticas pedagógicas qualificadas, políticas de inclusão digital, formação docente contínua e institucionalização sólida da Educação a Distância (EaD). Apesar das especificidades culturais e institucionais de cada país, observa-se que esses elementos são reconhecidos como centrais na consolidação da modalidade. A análise, no entanto, aponta que a qualidade da EaD não pode ser dissociada das disputas em torno dos projetos de sociedade, sendo marcada por tensões entre a lógica mercantil e o compromisso com a emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a legitimação de uma qualidade social da EaD exige políticas públicas articuladas, ancoradas na equidade, na valorização da formação docente e na promoção de práticas pedagógicas transformadoras.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca, Universidade Federal de Goiás

    UFG/SEMED/Anápolis. Doutoranda e Mestre em Educação pela UFG. Especialista em Ensino e Pesquisa na Educação Superior pela Uni-Evangélica; Metodologia do Ensino Fundamental e Meios na Educação pela UFG. Participante do Grupo de Estudos em Educação a Distância (GEaD/UFG) e integrante da Rede de Pesquisa: qualidade e regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância. Servidora da Rede Municipal de Educação de Anápolis - Goiás.


    E-mail: cidafonseca.rodrigues@gmail.com

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0440972619243533

  • Susana Henriques, Universidade Aberta de Portugal

    É doutorada em Sociologia, concluiu o título de Agregado na área científica de Educação a Distância, subárea científica de Políticas Públicas em Educação (2021) pela Universidade Aberta, especialidade em Sociologia da Educação, da Comunicação e da Cultura (2007), mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (1999) e Licenciada em Sociologia (1995) sempre pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É Professora Associada no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, Investigadora no Centro de Estudos Globais (CEG), no Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta e no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Tem vasta experiência na supervisão de bolseiros de investigação, estudantes de pós-doutoramento, doutoramento e mestrado. Liderou vários projetos nacionais e internacionais. E é membro de diversas associações científicas e profissionais como a Associação Portuguesa de Sociologia (APS), European Society for Prevention Research (EUSPR), etc. Os domínios de especialização e áreas de interesse na investigação passam pelas questões da educação digital em rede, literacia mediática e literacia em saúde, metodologias de investigação. Daqui resultaram diversas comunicações em eventos científicos e publicações em livros e revistas com revisão por pares.

  • Jeferson Lisboa Alves , Universidade Federal de Goiás

    Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde desenvolve pesquisa sobre políticas públicas de Inteligência Artificial, educação e e-cidadania. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e em Letras - Inglês pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, além de especialização em Direito Civil e Processual Civil e em Tradução e Interpretação de LIBRAS. Seus interesses acadêmicos incluem educação bilíngue, tecnologias educacionais, inteligência artificial aplicada a educação e políticas públicas no Brasil. É membro do Grupo de Estudos em Educação a Distância (GEaD/UFG) e da Rede de Pesquisa em EaD Brasil, América Latina e Moçambique (UniRede).

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Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

DOSSIÊ “TÉCNICA DELPHI NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGENS”