A POLÍTICA EDUCACIONAL COMO CAMPO DE PESQUISA NA AMAZÔNIA
Palavras-chave:
Política Educacional, Campo acadêmico, Região Norte, Pós-graduação em EducaçãoResumo
O objetivo deste artigo é analisar a configuração do campo de pesquisa em política educacional na Amazônia a partir da atuação dos pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-graduação em Educação na região Norte do país. Em termos metodológicos, o estudo foi desenvolvido a partir da análise de documentos extraídos da Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas páginas eletrônicas dos Programas investigados e plataforma lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A análise realizada considerou três categorias: a formação, as temáticas de investigação e os projetos de pesquisas ativos. O caráter tardio e desigual da pesquisa e pós-graduação em nosso país também se manifesta na configuração do campo da política educacional. Evidencia-se que as pesquisas em políticas educacionais têm forte participação nos Programas de Pós-graduação em Educação da região, com investigações vinculadas à realidade amazônica. Identificou-se a vinculação de 59 pesquisadores nas linhas analisadas, sendo a ampla maioria com doutorado em Educação, com pesquisas majoritariamente integradas ao campo acadêmico da política educacional. Entretanto, também chama a atenção a heterogeneidade temática a qual pode dificultar a consolidação deste campo acadêmico na região. Em suma, aponta-se a necessidade de ampliação dos estudos sobre a produção científica e do diálogo entre os pesquisadores do campo investigado.
Referências
AZEVEDO, Janete Maria Lins; AGUIAR, Márcia Ângela. A produção do conhecimento sobre a política educacional no Brasil: um olhar a partir da ANPEd. Educação & Sociedade, Campinas, ano 22, n. 77, p. 49-70, dez. 2001.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho D’água, 2003. p. 112-143.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 7ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. Sobre a teoria da ação. 6ª ed. Campinas: Papirus, 2005.
BOURDIEU, Pierre. Capital cultural, escuela y espacio social. Cidade do México: Siglo, 2008.
FERREIRA, Luciana Rodrigues; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. A produção científica do professor-pesquisador jovem-doutor. Trabalho Necessário, Niterói. ano 14, n. 23, p. 118-143, 2016.
HOFLING, Heloisa de Matos. Estado e Políticas (Públicas) sociais. Cadernos Cedes, Campinas, n. 55, p. 30-41, nov. 2001.
KRAWCZYK, Nora. A historicidade da pesquisa em política educacional: o caso do Brasil. Jornal de Políticas Educacionais, [S. l.], n. 12, p. 3-11, jul./dez. 2012.
MAINARDES, Jefferson. Reflexões sobre o objeto de estudo da política educacional. LAPLAGE em Revista, Sorocaba, v. 4, n. 1, p. 186-201, jan./abr. 2018.
SANTOS, Ana Lúcia Felix; AZEVEDO, Janete Maria Lins. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 14, n. 42, p. 534-550, set./dez. 2009.
SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Pesquisa em política educacional: desafios na consolidação de um campo. Rev. educ., Campinas, v. 19, n. 1, p. 5-13, jan./abr. 2014.
SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas Federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.
SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 427–446, 2005.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando? Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 355-367, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 13 abr. 2024.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. A política educacional e seus objetos de estudo. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 75-89, 2016.
STREMEL, Silvana. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 316 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
STREMEL, Silvana; MAINARDES, Jefferson. A emergência do campo acadêmico da política educacional em diferentes países. Tópicos Educacionais, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 115-138, jan./jun. 2016.
STREMEL, Silvana; MAINARDES, Jefferson. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil: aspectos históricos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, [S. l.], v. 26, n. 168, p. 1-22, dez. 2018.
TELLO, César Gerónimo. O campo teórico da política educacional: modelos, abordagens e objetos de estudo. Revista de Ciências Humanas – Educação, [S. l.], v. 16, n. 26, p. 140-158, jul. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.