A POLÍTICA EDUCACIONAL COMO CAMPO DE PESQUISA NA AMAZÔNIA

Autores

Palavras-chave:

Política Educacional, Campo acadêmico, Região Norte, Pós-graduação em Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a configuração do campo de pesquisa em política educacional na Amazônia a partir da atuação dos pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-graduação em Educação na região Norte do país. Em termos metodológicos, o estudo foi desenvolvido a partir da análise de documentos extraídos da Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas páginas eletrônicas dos Programas investigados e plataforma lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A análise realizada considerou três categorias: a formação, as temáticas de investigação e os projetos de pesquisas ativos. O caráter tardio e desigual da pesquisa e pós-graduação em nosso país também se manifesta na configuração do campo da política educacional. Evidencia-se que as pesquisas em políticas educacionais têm forte participação nos Programas de Pós-graduação em Educação da região, com investigações vinculadas à realidade amazônica. Identificou-se a vinculação de 59 pesquisadores nas linhas analisadas, sendo a ampla maioria com doutorado em Educação, com pesquisas majoritariamente integradas ao campo acadêmico da política educacional. Entretanto, também chama a atenção a heterogeneidade temática a qual pode dificultar a consolidação deste campo acadêmico na região. Em suma, aponta-se a necessidade de ampliação dos estudos sobre a produção científica e do diálogo entre os pesquisadores do campo investigado.

Biografia do Autor

  • André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá

    Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2019-2020), com Bolsa PNPD/CAPES. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2008) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Professor Associado da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

  • Fabíola Bouth Grello Kato, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (GEPES), pesquisadora vinculada à ANPEd e à Rede Universitas.

  • Ilma Barleta de Andrade, Universidade Federal do Amapá

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”