APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS SOBRE O MÉTODO PRAXIOLÓGICO DE PIERRE BOURDIEU

Autores

Palavras-chave:

Bourdieu. Método. Pesquisa.

Resumo

Este trabalho aborda a relevância do método de pesquisa desenvolvido por Pierre Bourdieu no campo da sociologia. Destacando-se como um teórico influente, Bourdieu oferece um arcabouço teórico robusto para analisar as estruturas sociais e as práticas cotidianas. O estudo do método em Bourdieu é motivado pela duradoura relevância de suas teorias na sociologia contemporânea. O principal objetivo do artigo é levantar pressupostos do método bourdieusiano, bem como apresentar, em forma de sínteses e reflexões, algumas produções de Bourdieu, resultado de suas pesquisas, que evidenciam seu método; compreender a interrelação entre método e metodologia no contexto da teoria bourdieusiana e apresentar elementos que tratem da pesquisa em educação com Bourdieu. A metodologia adotada é uma revisão de literatura, utiliza a abordagem qualitativa para analisar criticamente as interpretações e aplicações do método em Bourdieu presentes na literatura selecionada, como publicações de Bourdieu que tratam de seu método e autores que tratam do método em Bourdieu (Bourdieu 1983; Bourdieu 1997; Bourdieu, 1998; Bourdieu 2007; Bourdieu 2001a; Bourdieu, 2001b; Ortiz (org.), 1983; Setton, 2002; Oliveira e Pessoa, 2013). Este trabalho busca, assim, contribuir para uma compreensão mais aprofundada do método de pesquisa em Bourdieu e suas implicações na análise sociológica ao pensar o método desse autor no campo da pesquisa em educação. Conclui que autor oferece uma contribuição valiosa para a pesquisa sociológica, especialmente ao analisar os mecanismos de reprodução social e as complexidades presentes nos diferentes campos da sociedade, sobretudo o campo da educação.

Biografia do Autor

  • Anderson Gomes de Araújo Santos, Universidade Estadual de Goiás

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (PPGE-UEG/Inhumas).

  • Sylvana De Oliveira Bernardi Noleto, Universidade Estadual de Goiás - UEG UnU Inhumas

    Doutora em Educação na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e História da Educação do PPGE da Faculdade de Educação da UFG. Mestre em Educação Brasileira na Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente. Graduação em Pedagogia pela UFG. Pesquisadora da Rede Universitas/Br. Participante da ANPED e ANPAE. Pesquisadora na área de Políticas Educacionais, com recorte em temas sobre Estado, políticas educacionais, educação superior. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Historia da Educação (UFG). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Bourdieu (GEPEB) vinculado ao PPGE/UEG. Professora do Mestrado Acadêmico do PPGE/UEG na linha de pesquisa Estado, Trabalho e Políticas Educacionais. Atualmente é Coordenadora Setorial do Curso de Pedagogia da UnU Inhumas/UEG. Possui experiência no ensino fundamental, educação superior e em funções e atividades nos seguintes setores: docência na educação básica e na educação superior, formação continuada de professores da educação pública, cargos de chefia e coordenação em escola pública e universidade.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”