MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
ESTADO DO CONHECIMENTO EM TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL QUE UTILIZARAM A LOUSA DIGITAL NO PERÍODO DE 2018 A 2022
Palavras-chave:
Educação Matemática. Histórico-Cultural. Lousa Digital. Mediação.Resumo
Resumo: O estudo tem o objetivo de identificar e analisar os trabalhos publicados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de 2018 a 2022, que abordaram a utilização da Lousa Digital no processo de ensino-aprendizagem de matemática em sala de aula. A partir da leitura integral de todos os trabalhos encontrados, analisamos como se estabelece a utilização dos conceitos de mediação e interação na perspectiva histórico-cultural nas teses e dissertações investigadas. Ao abordar a relação entre educação e tecnologia (Lousa Digital) com foco no conceito de mediação vygotskyano, verificamos que parte dos trabalhos adotou uma perspectiva instrumental e determinista. Para fazer essa análise, quanto ao determinismo tecnológico empregamos os autores da teoria crítica das tecnologias. Observamos que três, dos quatro trabalhos analisados, utilizaram o termo mediação dentro do processo de ensino-aprendizagem com uma abordagem tecnocentrista e apenas um trabalho adotou uma abordagem crítica. Por fim, para contribuir com uma nova perspectiva educacional em futuras pesquisas que pretendam adotar uma postura crítica, apresentamos uma sugestão, a teoria do ensino desenvolvimental como possibilidade de superar o tecnocentrismo educacional.
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