RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL ENTRE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO:

O PAPEL DA AVALIAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa. Ensino. Pós-graduação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explicar as particularidades do sistema educacional brasileiro, especificamente da educação superior, que permitem compreender a lógica da indissociabilidade entre pesquisa e ensino, caracterizada como elemento fundante da concepção de qualidade para a alta formação profissional no País. Sua relevância é justificada diante do complexo sistema de educação superior brasileiro que, apesar de adotar como princípio constitucional a indissociabilidade da tríade universitária, diversifica tais funções a partir da adoção de categorias organizacionais e administrativas distintas para as instituições de educação superior, que, no limite, contribui, contraditoriamente, para a sua dissociabilidade. Metodologicamente, adota-se a pesquisa documental, tendo como corpus de análise os Documentos Orientadores para o preenchimento do Aplicativo de Avaliação de Cursos Novos (APCN) publicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão responsável pela gestão dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu no País. Pode-se observar que, apesar das lacunas existentes na legislação, que não trazem efetividade para o desenvolvimento da pesquisa na formação graduada, a relação entre pesquisa e ensino é de fato desenvolvida no contexto da pós-graduação. A avaliação se caracteriza como principal mecanismo indutor da pesquisa no âmbito universitário, na medida em que estabelece atuação individualizada no desenvolvimento de projetos e produtos de pesquisa para os seus docentes, inclusive previamente à criação dos cursos de pós-graduação, irradiando essa lógica para o conjunto da universidade.

Biografia do Autor

  • Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados

    Giselle Cristina Martins Real (UFGD). E-mail: gisellereal@ufgd.edu.br.

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando na graduação e na pós-graduação. Pesquisadora PQ2 do CNPq.

  • Ana Maria da Silva Magalhães, Universidade Federal da Grande Dourados

    Ana Maria da Silva Magalhães (UFGD). E-mail: anamariasilva@ufgd.edu.br.

    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Técnica em Assuntos Educacionais na mesma instituição, atuando na Coordenadoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP/UFGD).

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”