“FUI ATÉ PRA DISNEY!” – A TRAJETÓRIA DE ASCENSÃO SOCIAL VIA ESFORÇO INDIVIDUAL

UMA ANÁLISE DO DISCURSO MERITOCRÁTICO ENTEXTUALIZADO NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE UMA MULHER DE ORIGEM POBRE

Autores

  • Paula Fernandes Teixeira PUC-Rio

Palavras-chave:

Discurso. Meritocracia. Ordem moral. Classe popular. Educação.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo observar a forma como o discurso meritocrático é entextualizado na prática discursiva de uma mulher de origem pobre ao narrar, em entrevista de pesquisa, sua trajetória de vida e ascensão social, principalmente no que tange ao seu sistema de crenças e valores. O exame dos dados, realizado através de análise microinteracional e interpretativista, aponta para o grande poder que o macro discurso do esforço pessoal e autossuperação parece exercer nas classes populares, aqui representada pela participante. Os resultados mostram, igualmente, o valor simbólico da educação, discursivamente construída como forma honrosa de melhoria de vida.

Biografia do Autor

  • Paula Fernandes Teixeira, PUC-Rio

    Professora de Inglês e Português, com mais de 10 anos de experiência, lecionando, atualmente, no CEFET - Maracanã e na prefeitura de Niterói, Rio de Janeiro. Possuo experiência, também, como revisora de textos, adquirida ao longo dos 8 anos em que servi, como Oficial Temporária da Marinha do Brasil, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). Durante esse período, tive a oportunidade de vivenciar experiências variadas, como tracução de textos, intérprete de autoridades estrangeiras, membro da banca de elaboração das questões de Língua Portuguesa do concurso para admissão de Soldados Fuzileiros Navais nos anos de 2015, 2017 e 2020, sendo, neste último, a Presidente da Banca, além de ter sido encarregada do setor de provas do CIASC por mais de três anos.No que tange à vida acadêmica, possuo licenciatura plena em Letras, com habilitação em Inglês e Português. Sou pós-graduada em Tradução, pela faculdade Estácio, e em Língua Inglesa, pela PUC-Rio. Possuo Mestrado em Estudos da Linguagem, também pela PUC-Rio, com ênfase em Sociolinguística Interacional e Análise da Narrativa. Minha pesquisa mais recente focaliza os processos identitários e a significação do contexto sociocultural de um grupo de adolescentes moradores de uma região periférica da cidade do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Edição

Seção

Tema livre