“FUI ATÉ PRA DISNEY!” – A TRAJETÓRIA DE ASCENSÃO SOCIAL VIA ESFORÇO INDIVIDUAL
UMA ANÁLISE DO DISCURSO MERITOCRÁTICO ENTEXTUALIZADO NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE UMA MULHER DE ORIGEM POBRE
Palavras-chave:
Discurso. Meritocracia. Ordem moral. Classe popular. Educação.Resumo
O presente estudo tem como objetivo observar a forma como o discurso meritocrático é entextualizado na prática discursiva de uma mulher de origem pobre ao narrar, em entrevista de pesquisa, sua trajetória de vida e ascensão social, principalmente no que tange ao seu sistema de crenças e valores. O exame dos dados, realizado através de análise microinteracional e interpretativista, aponta para o grande poder que o macro discurso do esforço pessoal e autossuperação parece exercer nas classes populares, aqui representada pela participante. Os resultados mostram, igualmente, o valor simbólico da educação, discursivamente construída como forma honrosa de melhoria de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.