PROFISSIONALIZAÇÃO, PROFISSIONALISMO, PROFISSIONALIDADE E O TRABALHO DE DOCENTES NÃO LICENCIADOS EM CONTEXTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v16i0.12108Resumo
Este trabalho tem o objetivo de discutir o trabalho docente de professores de inglês não licenciados em contextos não formais a partir dos conceitos de profissionalização, profissionalismo e profissionalidade. Buscam-se as confluências e dissonâncias entre esses conceitos realizadas, no período pandêmico em 2020, com professores de inglês não licenciados de um curso livre de inglês da extensão universitária em uma instituição de ensino superior em Anápolis, Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque materialista histórico. A análise dos dados produzidos evidencia que, apesar de lacunas presentes em suas trajetórias formativas, esses professores constroem sentidos e mediações potencialmente capazes de sintetizar sua práxis na perspectiva crítica. Conclui-se indicando sobre o imperativo da necessidade da formação permanente de trabalhadores da educação que momentos formativos em ambientes não formais, de modo a possibilitar a contínua ressignificação de sua prática para uma práxis educativa além dos interesses pontuais de mercado
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