PROFISSIONALIZAÇÃO, PROFISSIONALISMO, PROFISSIONALIDADE E O TRABALHO DE DOCENTES NÃO LICENCIADOS EM CONTEXTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v16i0.12108

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir o trabalho docente de professores de inglês não licenciados em contextos não formais a partir dos conceitos de profissionalização, profissionalismo e profissionalidade. Buscam-se as confluências e dissonâncias entre esses conceitos realizadas, no período pandêmico em 2020, com professores de inglês não licenciados de um curso livre de inglês da extensão universitária em uma instituição de ensino superior em Anápolis, Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque materialista histórico. A análise dos dados produzidos evidencia que, apesar de lacunas presentes em suas trajetórias formativas, esses professores constroem sentidos e mediações potencialmente capazes de sintetizar sua práxis na perspectiva crítica. Conclui-se indicando sobre o imperativo da necessidade da formação permanente de trabalhadores da educação que momentos formativos em ambientes não formais, de modo a possibilitar a contínua ressignificação de sua prática para uma práxis educativa além dos interesses pontuais de mercado

Biografia do Autor

  • Daniella de Souza Bezerra, Instituto Federal de Goiás (IFG)
    Possui graduação em Letras-Português/Inglês (2004) e especialização em Docência no Ensino de Língua e Literatura (2006) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), mestrado em Linguistíca Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB/2007), doutorado (2012) e pós-doutorado (2015) em Educação pela Universidade de São Paulo na linha de pesquisa em Linguagem e Educação. É, desde 2008, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), atuando em cursos de ensino médio integrado ao técnico nas modalidades regular e EJA; em cursos de graduação, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência e interesse (na interface entre) (n) as áreas de Educação, Ensino e Linguística Aplicada. Integra os grupos de pesquisa: Núcleo de estudos e pesquisas em ensino de Ciências-NEPEC e Núcleo de estudos e pesquisas interdisciplinares-NEPEINTER.
  • Luiz Eduardo Kruger Dias, UniEvangélica

    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFG. Professor da UniEvangélica.

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Publicado

2024-02-08

Edição

Seção

Tema livre