A MULHER INDÍGENA NO CONTO “ONTEM, COMO HOJE, COMO AMANHÃ, COMO DEPOIS” DE BERNARDO ÉLIS
Palavras-chave:
Bernardo Élis. Mulher Indígena. Conto.Resumo
O que mais impressiona na obra de Bernardo Élis é o mistério de retratar a linguagem rural, antiga e familiar do sertão de Goiás, e ainda sua preferência pelos desfechos trágicos em conexão com a ironia, que lhe dá uma característica própria à escrita. Assim, considerando suas narrativas de protesto, ao apresentar tramas, em que há quadros de miséria e de conformismo próprios do sertanejo goiano, não muito diferente dos nossos dias, a obra de Bernardo Élis mostra o sertanejo local como ser esquecido e sem condições dignas de vida, animalizado e coisificado, um dos motivos que garantiu ao escritor elogios e sucesso na literatura nacional. No presente capítulo, apresenta-se um estudo sobre a personagem Put-Kôe, do conto: “Ontem, como hoje, como amanhã, como depois”, do livro Caminhos e descaminhos, lançado em 1965. O objetivo é analisar a personagem feminina que vive uma situação desumana, sob um regime de subvivência e opressão que desfigura o ser.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.