O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MEDIAÇÃO COMO BASE ANALÍTICA

Autores

  • Cláudia Helena dos Santos Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Joana Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

tecnologias e educação, instrumentos e signos, teoria histórico-cultural, docência online

Resumo

Neste artigo, são discutidas as possibilidades da abordagem histórico-cultural, em seus fundamentos vygostkyanos, destacando sua base materialista histórico-dialética como fundamento para a pesquisa que tem como objeto a educação a distância. O campo empírico aqui analisado é um curso que trata do conceito de docência, tendo como base a mediação e interação, que são pressupostos da teoria histórico-cultural, da teoria da atividade e do ensino desenvolvimental. Ele foi realizado a distância por meio do Moodle, com carga horária de 40 horas, e ofertado a 20 professores que conheciam a plataforma e já atuavam como docente em ambiente virtual de aprendizagem. Compreende-se que, para discutir o processo formativo num curso a distância, faz-se necessário observar os aspectos didático-pedagógicos que não estejam em função das características das ferramentas tecnológicas utilizadas. Daí abordam-se a apropriação de instrumentos e signos e a mediação enquanto elementos essenciais ao entendimento da organização do trabalho pedagógico a distância

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Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância