O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MEDIAÇÃO COMO BASE ANALÍTICA
Resumo
Neste artigo, são discutidas as possibilidades da abordagem histórico-cultural, em seus fundamentos vygostkyanos, destacando sua base materialista histórico-dialética como fundamento para a pesquisa que tem como objeto a educação a distância. O campo empírico aqui analisado é um curso que trata do conceito de docência, tendo como base a mediação e interação, que são pressupostos da teoria histórico-cultural, da teoria da atividade e do ensino desenvolvimental. Ele foi realizado a distância por meio do Moodle, com carga horária de 40 horas, e ofertado a 20 professores que conheciam a plataforma e já atuavam como docente em ambiente virtual de aprendizagem. Compreende-se que, para discutir o processo formativo num curso a distância, faz-se necessário observar os aspectos didático-pedagógicos que não estejam em função das características das ferramentas tecnológicas utilizadas. Daí abordam-se a apropriação de instrumentos e signos e a mediação enquanto elementos essenciais ao entendimento da organização do trabalho pedagógico a distânciaCopyright (c) 2018 REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.