MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:

ESTADO DO CONHECIMENTO EM TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL QUE UTILIZARAM A LOUSA DIGITAL NO PERÍODO DE 2018 A 2022

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática. Histórico-Cultural. Lousa Digital. Mediação.

Resumo

Resumo: O estudo tem o objetivo de identificar e analisar os trabalhos publicados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de 2018 a 2022, que abordaram a utilização da Lousa Digital no processo de ensino-aprendizagem de matemática em sala de aula. A partir da leitura integral de todos os trabalhos encontrados, analisamos como se estabelece a utilização dos conceitos de mediação e interação na perspectiva histórico-cultural nas teses e dissertações investigadas. Ao abordar a relação entre educação e tecnologia (Lousa Digital) com foco no conceito de mediação vygotskyano, verificamos que parte dos trabalhos adotou uma perspectiva instrumental e determinista. Para fazer essa análise, quanto ao determinismo tecnológico empregamos os autores da teoria crítica das tecnologias. Observamos que três, dos quatro trabalhos analisados, utilizaram o termo mediação dentro do processo de ensino-aprendizagem com uma abordagem tecnocentrista e apenas um trabalho adotou uma abordagem crítica. Por fim, para contribuir com uma nova perspectiva educacional em futuras pesquisas que pretendam adotar uma postura crítica, apresentamos uma sugestão, a teoria do ensino desenvolvimental como possibilidade de superar o tecnocentrismo educacional.

Biografia do Autor

  • Gean Henrique Godoi, IFG, SEE-GO e Bolsista FAPEG

    Doutorando em Educação para Ciências e Matemática (IFG); Mestre em Matemática (UFG); Professor da rede estadual de Goiás. Bolsista FAPEG. geangodoi1@gmail.com

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Goiás (2004), Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2006), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2013), Especialização em Ensino de Ciências Exatas pela Faculdade Focus (2022) e Especialização em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2023). Atualmente é professor no Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo (SEE-GO). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do Câmpus Jataí do IFG, na linha de Educação Matemática articulada com a linha do ensino desenvolvimental de Davydov. Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG) coordenado pelo Prof. Dr. Duelci Aparecido de Freitas Vaz.

  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz, IFG e PUC-GO

    Doutor em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro-SP.  Professor dos Programas de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Instituto Federal de Goiás.  duelci.vaz@gmail.com

    Graduado em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1989). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1996). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista-Câmpus de Rio Claro-SP (2007). É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde o ano de 1996. Tem ampla experiência no ensino da Matemática. Lecionou Matemática em todas as séries do ensino fundamental e médio. No ensino superior atua nos cursos de formação de professor de Matemática e Física da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Desenvolve pesquisa em Educação Matemática nos seguintes campos: Ensino e Aprendizagem da Matemática, História e Filosofia da Matemática. Na Pós-Graduação, é orientador do programa de Mestrado em Ensino de ciência e Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jatai e do programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de Educação Matemática articulada com a linha do ensino desenvolvimental de Davydov. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática no período de 2001 a 2003 e 2011 até 2021. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG). É membro fundador do Instituto Geogebra de Goiás.

  • Kliver Moreira Barros, IFG, Seduc-MT e Seduc-GO

    Doutorando em Educação para Ciências e Matemática (IFG); Mestre em Educação para Ciências e Matemática (IFG); Especialista em Docência no Ensino Superior (UniRV); Licenciado em Ciências com habilitação em Matemática (UEG). kliver.matematica@gmail.com

    Doutorado em andamento em Educação para Ciências e Matemática - IFG - Câmpus Jataí. Mestre em Educação para Ciências e Matemática pelo IF Goiás - Jataí/GO (2015). Especialista em Matemática pela Faculdade do Noroeste de Minas (2010), MBA em Estratégias Gerenciais para o Agronegócio pela Universidade de Rio Verde (2010) e Docência do Ensino Superior pela Universidade de Rio Verde (2013). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2004). Atualmente é Professor Efetivo na Seduc-MT e na Seduc-GO. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, Estatística, Matemática Aplicada, Matemática Financeira e Gestão Escolar.

Referências

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”