UNA MODALIDAD DE INCLUSIÓN SOCIAL Y RELIGIOSA

LA PASTORAL DEL SORDO EN BRASIL

Autores/as

  • Érica Nelcina da Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

Palabras clave:

Exclusión, Inclusión , Pastoral del Sordo , Religión

Resumen

La inclusión de las personas sordas en las acciones cotidianas de la vida religiosa es uno de los grandes desafíos para las comunidades religiosas en Brasil. El objetivo de este trabajo es analizar el proceso de inclusión (o exclusión) de las personas sordas en la Iglesia Católica, a partir de la actuación de la Pastoral del Sordo en Brasil. Nos preguntamos si la participación en las actividades de la Pastoral del Sordo contribuye a que la persona sorda se sienta más incluida socialmente, reforzando así su dignidad. La metodología utilizada fue una investigación en línea, con entrevistas semiestructuradas realizadas en 2022, junto con una investigación bibliográfica sobre estudios publicados sobre el tema. Seguimos cuatro etapas en esta investigación: religión, exclusión, inclusión y Pastoral del Sordo. Los conceptos fueron debatidos a partir de las contribuciones de Otto Marques da Silva, Romeu Kazumi, Maria Teresa Eglér Mantoan, César Augusto de Assis Silva, Luiz Carlos Dutra, Karin Lillian Strobel, Serge Paugam, Simon Schwartzman, además de la legislación inclusiva que es referencia en este tema. Para conocer mejor la realidad vivida por las personas sordas, se realizó un estudio empírico a través de la aplicación de un cuestionario con 12 preguntas abiertas y cerradas. El cuestionario fue distribuido a tres grupos: los agentes de la Pastoral del Sordo, las personas sordas que asisten a la Pastoral del Sordo en Brasil y los líderes religiosos católicos responsables de actividades de inclusión de las personas sordas.

Biografía del autor/a

  • Érica Nelcina da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

    Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela Faculdade Educacional da Lapa(2021), graduação em Administração pela FACULDADE SERRA DA MES A - FASEM(2010), especialização em Controladoria e Finanças pela FACULDADE SERRA DA MES A - FASEM(2015), especialização em MBA em Administração Publica e Gestão de Cidades pela Universidade Anhanguera - Uniderp(2011), especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela FACULDADE SERRA DA MES A - FASEM(2013), especialização em LIBRAS pelo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA(2021), mestrado em Mestrado Interinstitucional em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás / Faculdade Serra da Mesa(2019), doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(2022), aperfeicoamento em Lingua Brasileira de Sinais pelo Governo do Estado de Goiás(2007), aperfeicoamento em Gestão de Hotéis e Pousadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - GO(2005), aperfeicoamento em Libra Brasileira de Sinais - I e II pelo Governo do Estado de Goiás(2000), aperfeicoamento em Lingua Brasileira de Sinais pelo Governo do Estado de Goiás(2013), aperfeicoamento em Lingua Brasileira de Sinais pelo Governo do Estado de Goiás(2006), aperfeicoamento em Língua Brasileira de Sinais - III e IV pelo Governo do Estado de Goiás(2001) e aperfeicoamento em Lingua Brasileira de Sinais pelo Governo do Estado de Goiás(2005). Atualmente é Revisor de periódico da Revista Fragmentos de Cultura da PUC Goiás. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Religião, Exclusão, Inclusão, Pastoral do Surdo.

Referencias

ASSIS SILVA, César Augusto de. Cultura surda: agentes religiosos e a construção de uma identidade. São Paulo: Terceiro Nome, 2012.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. 11ª. impr. São Paulo: Paulus, 2002.

BRASIL, Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília, Presidência da República, Casa Civil, 2002.

BRASIL, Decreto nº. 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília, Presidência da República, Casa Civil, 2005.

BRASIL, Pastoral de Surdo. Estatuto da Pastoral do Surdo do Brasil. Disponível em: < file:///F:/ESTATUTO%20PASTORAL%20SURDO.pdf >. Acesso em: 19/12/21.

CASTEL, Robert. Les metamorphoses de la question sociale: une chronique du salariat. Paris: Fayard, 1995.

CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. In: Vv. Aa. Desigualdades e a questão social. 2ª ed., São Paulo, Educ, 2004, p. 17-50.

DUTRA, Luiz Carlos. Pastoral da inclusão: pessoas com deficiência na comunidade cristã. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

EFFATA, Pastoral do Surdo Nacional. Disponível em: http://www. Pastoraldosurdo .org. br/index.php?id=7&arg=historia&n=Nossa%20hist%C3%B3ria&t=A%20pastoral, acesso em: 19/12/21.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

NAÇÕES UNIDAS. Normas sobre a equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência. São Paulo: CVIAN/Apade, 1996.

PAUGAM, Serge. Abordagem sociológica da exclusão. In: Véras, Maura Pardini Bicudo. Por uma sociologia da exclusão social. O debate com Serge Paugam, São Paulo, Educ, 1999, p. 49-62.

PAUGAM, Serge. Que sentido é preciso dá a exclusão? In: Véras, Maura Pardini Bicudo (Ed. e Org.). Hexapolis. Desigualdades e rupturas sociais em metrópoles contemporâneas. São Paulo, Educ, 2004, p. 15-25.

PEREIRA, José Carlos. Religião e exclusão social: a dialética da exclusão e inclusão nos espaços sagrados da Igreja Católica na Metrópole. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2009.

REIMER, Ivoni Richter. Trabalhos acadêmicos: modelos, normas e conteúdo. São Leopoldo: Oikos, 2014.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SASSAKI, Romeu Kazumi. O novo poder: seu impacto nas entidades assistenciais. São Paulo, 1995.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.

VIER, Frei Frederico. Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

Publicado

2024-12-23

Cómo citar

UNA MODALIDAD DE INCLUSIÓN SOCIAL Y RELIGIOSA: LA PASTORAL DEL SORDO EN BRASIL. (2024). Revista De Derecho Social Y Ambiental, 2(03), 19-35. //www.revista.ueg.br/index.php/redis/article/view/15675