A PRISÃO COMO MANUTENÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL À LUZ DO DIREITO À EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA

Autores

Palavras-chave:

Prisão; Racismo; Direito; Educação; Antirracista.

Resumo

O presente artigo investiga a prisão como prática mantenedora do racismo estrutural no Brasil. A pesquisa demonstra que o estudo sobre a prisão deve partir da questão racial, pois a raça é determinante para punição ou não das pessoas. Além da raça, a questão de classe também é fundamental no aprisionamento dos corpos, sendo os corpos mais atingidos justamente pretos e pobres. À vista disso, o direito penal, apesar de não criar o racismo, acaba por refletir tal racismo na criação das leis e na penalização, mantendo o racismo estrutural, termo amplamente divulgado por Silvio Almeida. Para o autor, para que a sociedade ultrapasse o racismo estrutural é preciso adotar práticas antirracistas. Desta forma, esta pesquisa entende que para encarar o racismo estrutural é preciso antes ter uma educação antirracista. Frente a isso, como contributo à prática antirracista, busca-se contextualizar a educação como um direito social e fundamental, à luz da pedagogia de Paulo Freire, na qual é possível extrair elementos estruturantes, sob a perspectiva da classe social. Posteriormente, estabelece uma relação entre os preceitos do texto constitucional de 1988 e da Lei Federal nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Adota-se como hipótese de que a educação como direito constitui uma prática antirracista. Para tanto, utiliza-se do método hipotético-dedutivo conforme sistemática desenvolvida por Karl Popper, bem como revisão de bibliografias relacionadas ao tema. Ao final, busca-se demonstrar que a educação como objeto do direito constitui-se uma prática antirracista,  que age diretamente na estrutura do racismo no Brasil.

Biografia do Autor

  • Fernando César Domingos Marcili, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista parcial pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) da PUC-Campinas. 

  • Jenyffer Bispo Araújo, PUC - Campinas

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista integral pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) da PUC-Campinas. 

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Publicado

2024-11-09

Como Citar

A PRISÃO COMO MANUTENÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL À LUZ DO DIREITO À EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA. (2024). ReDiS - Revista De Direito Socioambiental (UEG), 2(02), p. 30-46. //www.revista.ueg.br/index.php/redis/article/view/15658

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