Maquete geográfica como proposta didática para abordagem do componente físico natural- relevo no ensino de geografia
Geographical model as a teaching proposal for approaching the physical natural component relief in geography teaching
DOI :
https://doi.org/10.31668/elisee.v11i02.12809Mots-clés :
Geografia escolar; Maquete geográfica; Componente físico-natural relevo; Bacia hidrográfica.Résumé
A abordagem integrada do componente físico-natural relevo com outros componentes físico-naturais (rocha, vegetação, hidrografia, solo, água, clima) e sociais (economia, cultura, política), na escala de vivência dos escolares, é considerada indispensável no ensino de geografia. No entanto, pesquisadores geógrafos da área de ensino de geografia que investigam os componentes físico-naturais e sociais referenciados nesta pesquisa afirmam que a abordagem desses componentes espaciais na Geografia Escolar, nesse caso, o relevo, é realizada de forma isolada e, por isso, não leva em consideração o fator antrópico, a escala de vivência e sua relação com os demais componentes físico-naturais. Assim, esse trabalho tem como objetivo principal propor a elaboração da maquete geográfica da bacia hidrográfica do córrego Rola como estratégia de ensino para a abordagem do componente físico-natural relevo de forma integrada com os demais componentes físico-naturais e sociais no ensino de geografia. Utilizou-se de revisão bibliográfica na forma de livros, artigos, dissertações e teses que versam sobre a relevância dos componentes físico-naturais e sociais e da importância da maquete geográfica no ensino de geografia. Posteriormente, houve a aquisição de materiais de baixo custo e a elaboração da maquete da bacia hidrográfica do córrego Rola. Acredita-se que, na prática docente, o professor deve-se apropriar de diversos recursos didáticos para mobilização de conhecimentos geográficos; logo, a maquete geográfica constitui um recurso importantíssimo nesse processo para formação dos escolares por possibilitar trabalhar com os componentes físico-naturais e sociais de maneira integrada e, ainda, com conteúdos abstratos, como o relevo e as curvas de nível, ambos considerados assuntos difíceis de serem ensinados na Geografia Escolar em virtude da maneira como tem sido encaminhada sua abordagem.
Geographical model as a teaching proposal for approaching the physical natural component relief in geography teaching
Abstract: The approach of the physical-natural component, integrated relief with other physical-natural components (rock, vegetation, hydrograph, soil, water, climate), social (economics, culture, politics) in the school experience scale are considered essential for the geography teaching. However the geographical researchers in the Field of geography teaching Who investigate the physical-natural and social components referenced in this research claim that the approach of these space components in Geography School, in this case, the relief is carried out in isolation, therefore it is not taken taking into account the anthropic factor, the experience scale and the relation between the other physical-natural components, thus, the main goal of this work is to propose the elaboration of the geographical model of the Rola stream hydrographic watershed as a teaching strategy for the approach of the physical-natural component relief in an integrated way with the other physical-natural and social components in the geography teaching. A bibliographical review was used in forms of books, articles, essays and theses that deal with the physical-natural and social relevance and the importance of the geographical model in geography teaching. Subsequently, acquisition of low-cost material and the elaboration of a model f the Rola stream hydrographic watershed. It’s believed that in teaching practice, the teacher must have several teaching resources to mobilize geographic knowledge. Thus the geographic model is a very important resource in the students’ education process as it makes it possible to work with the physical-natural components and social in an integrated way and also with abstract content such as relief, curves considered difficult in Geography School due to the way in which how its approach has been addressed.
Keywords: Geography School; Geographical model; physical-natural component relief; hydrographic watershed.
Maqueta geográfica como propuesta didáctica para abordar el componente físico-natural relieve en la enseñanza de geografía
Resumen: El enfoque del componente físico-natural relieve integrado con otros componentes físico-naturales (roca, vegetación, hidrografía, suelo, agua, clima), sociales (economía, cultura, política) en la escala de vivencia de los escolares son considerados indispensables en la enseñanza de Geografía. Sin embargo, investigadores geógrafos del área de la enseñanza de geografía que investigan los componentes físico-naturales y sociales referenciados en esta investigación afirman que el abordaje de estos componentes espaciales en la Geografía Escolar, en este caso el relieve, es realizada de forma aislada, pues no se toma en cuenta el factor antrópico, la escala de vivencia y su relación con los demás componentes físico-naturales. Así, este trabajo tiene como objetivo principal proponer la elaboración de la maqueta geográfica de la cuenca hidrográfica del arroyo Rola como estrategia didáctica para el abordaje del componente físico-natural relieve de manera integrada con los demás componentes físico-naturales y sociales en la enseñanza de geografía. Se utilizó una revisión bibliográfica en forma de libros, artículos, disertaciones y tesis que versan sobre la relevancia de los componentes físico-naturales y sociales y la importancia de la maqueta geográfica en la enseñanza de geografía y, posteriormente, la adquisición de materiales de bajo costo y la elaboración de la maqueta de la cuenca hidrográfica del arroyo Rola. Se cree que, en la práctica docente, el docente debe apropiarse de varios recursos didácticos para la movilización de conocimientos geográficos. Así, la maqueta geográfica constituye un recurso importantísimo en este proceso para la formación de escolares por posibilitar trabajar con los componentes físico-naturales y sociales de una manera integrada y también con contenidos abstractos, como el relieve, y las curvas de nivel consideradas difíciles en Geografía Escolar, por la manera como ha sido encaminado su enfoque.
Palabras clave: Geografía escolar; Modelo geográfico; Cuenca hidrográfica; Alivio.
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