O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A revista abre espaço para publicação de trabalhos inéditos (artigos, notas de pesquisas e resenhas) nas diversas áreas da geografia e afins (história, educação, economia, ciências sociais, ciências ambientais etc.) em diferentes enfoques teóricos e metodológicos.

Não há exigência de titulação mínima para publicação, podem submeter textos desde graduandos até pós-doutores, sendo todos os textos avaliados apenas pela sua qualidade. Utilizamos a avaliação "duplo cega" dos textos encaminhados, ou seja, os textos são remetidos aos avaliadores sem quaisquer marcas que identifiquem a autoria dos mesmos; da mesma forma, as avaliações são encaminhadas aos autores sem o nome dos avaliadores. A avaliação de um texto pode variar de 3 a 9 meses, dependendo da disponibilidade de pareceristas para aquela área temática (algumas áreas são mais difíceis de encontrar pareceristas). 

O texto deve ser assinado por até 03 autores, excerto resenhas que devem ser assinadas por 01 autor.  A co-autoria implica na participação efetiva em todas as fases da produção do texto (coleta e interpretação de dados, análise literária, redação e revisão). Orientações, produção de elementos gráficos e/ou leituras críticas de terceiros não justificam a condição de co-autoria. Caso julgue necessário, o conselho editorial poderá solicitar uma carta com assinatura de todos os autores declarando efetiva participação em todo processo de construção do manuscrito e se responsabilizando pelo conteúdo publicado. Não é permitida a inclusão de co-autores após o início do processo de avaliação.

Os metadados do autor e dos co-autores devem ser todos preenchidos no momento de submissão do texto. 

O nome dos autores não deve ser incluido no texto de avaliação. 

Não será permitida a publicação de mais de uma contribuição por autor, mesmo que na condição do co-autor, em um mesmo volume da Revista.

Contamos com o modelo de publicação em fluxo contínuo, ou seja, uma vez aprovado o texto para publicação ele será disponibilizado em até 30 dias em nosso site, não sendo necessário que o autor aguarde o fechamento de uma edição para ter seu texto publicado. Nossa periodicidade de edições é semestral, sendo publicadas duas edições por ano. Cada edição não possui paginação sequencial; os textos são registrados com um número de identificação único (elocation-id) que pode ser utilizado na referenciação do mesmo. 

O texto deve estar salvo em formato Microsoft Word ou OpenOffice, utilizando-se a fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas de 1,5 e margens esquerda e superior: 3 cm / direita e inferior: 2,0 cm. A extensão do texto poderá variar de 15 a 25 páginas, para artigos, e de 5 a 10 páginas para notas de pesquisa e resenhas. O texto pode ser redigido em português, espanhol, inglês ou francês.

A estrutura dos artigos deve ser dividida em partes não numeradas, sendo obrigatória a introdução e as considerações finais ou conclusões.

Deve-se evitar também a prática do autoplágio, que é a utilização de trechos idênticos em diferentes artigos. Sugerimos a leitura do Relatório de Ética do CNPq para maiores detalhes; 

As figuras (desenhos, gráficos, mapas, esquemas e fotografias) devem ser inseridas no corpo do texto e ter boa qualidade de modo a permitir uma perfeita legibilidade, sugere-se resolução mínima de 300 ppi.

O texto deve conter o título na língua original (não escrever em CAIXA ALTA), e traduzido para outras duas línguas (inglês, espanhol ou português, se essa não for a língua original). 

 Exemplo 

    Setor de serviços e a urbanização pretérita em Goiás

    Services sector and the past urbanization in Goiás

    Sector de servicios y urbanización pretérita en Goiás

O texto deve ser acompanhado de resumo na língua original e traduzido para duas outras línguas (inglês, francês, espanhol ou português, se essa não for a língua original), com no máximo de 250 palavras, em espaço simples e fonte 10, e uma relação de 3 ou 4 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto.  Recomenda-se realizar a revisão do artigo, bem como dos títulos e resumos, com profissionais especializados. Não usar tradutores automáticos. Em caso de aprovação do texto o conselho editorial poderá solicitar o envio de declaração de revisão do texto integral elaborada por revisor profissional.

As citações e referências bibliográficas seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR-10520:2001 e NBR-6023:2002.

Em caso de pesquisa financiada por agência de fomento, inserir nota no final do artigo informando o tipo de fomento (financiamento de mestrado ou doutorado, agências federais, estaduais, municipais ou mesmo internacionais, empresas privadas, etc.) e a data de vigência do financiamento.

Os textos devem ser nomeados 

Arquivos que não cumprirem as regras acimas serão automaticamente excluídos do processo de avaliação.

Etapas de Avaliação dos Textos:

1. Inspeção Anti-Plágio: Todos os textos submetidos passam inicialmente por um programa anti plágio (Plagiarism®) para verificação de sua autenticidade e originalidade, garantindo que não tenham sido publicados em nenhum outro lugar, integral ou em partes. Somente textos originais e in´éditos podem prosseguir no processo de avaliação;

2. Avaliação preliminar: Uma vez identificada a originalidade do texto, a Equipe Editorial realiza uma avaliação inicial para averiguar se o mesmo cumpre todos os requisitos estabelecidos nas Diretrizes para Publicação de Textos, tanto em relação à forma e normas da ABNT quanto ao conteúdo, devendo o mesmo estar de acodo com o Foco e Escopo de nosso periódico. Somente os textos que se encaixam em todos os itens podem passar ao próximo passo da avaliação; 

3. Avaliação cega pelos pares: Os textos são enviados então para os avaliadores membros do Conselho Científico ou Paraceristas Ad Hoc, de acordo com a especialidade de cada um e a temática do texto. Os avaliadores possuem um prazo de até 30 dias para realizar esta avaliação, no entanto esta etapa pode levar mais tempo, de acordo com a disponibilidade dos pareceristas para aquela área temática. Os pareceristas podem emitir 3 pareceres sobre o texto:
a) Aceito sem modificações - o artigo é colocado na fila para proceder à publicação;
b) Correções Obrigatórias - o texto é enviado de volta ao autor para que faça as adequações solicitadas no parecer;
c) Rejeitado - o texto é devolvido ao autor e a submissão é arquivada; 

3.1. Avaliação pela Equipe Editorial: No caso dos textos com correções obrigatórias, ao ser devolvido com as correções por parte dos autores, ele é avaliado pela Equipe Editorial para averiguar se o autor conseguiu fazer todas as modificações necessárias e se o artigo está apto para publicação, de acordo com o parecer inicial do Conselho Científico. Caso seja necessário, ele pode ser enviado novamente ao parecerista original para averiguação; 

4. Diagramação e publicação: Uma vez tendo cumprido todos os passos anteriores e sido aceito para publicação, ele é encaminhado para ser diagramado e então publicado, processo que pode levar até 30 dias. 

O prazo total de todas as etapas pode levar até 09 meses, entre a primeira submissão e a publicação. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.