Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A revista abre espaço para publicação de trabalhos inéditos (artigos, ensaios e resenhas) nas diversas áreas da geografia e afins (história, educação, economia, ciências sociais, ciências ambientais etc.), em diferentes enfoques teóricos e metodológicos. Não publicamos resumos, resumos expandidos, relatos de rodas de conversas, atas de encontros ou outros formatos de texto que não obedeçam as normas de publicação. 

Não há exigência de titulação mínima para publicação, podem submeter textos desde graduandos até pós-doutores, sendo todos os textos avaliados apenas pela sua qualidade. Utilizamos a avaliação "duplo cega" dos textos encaminhados, ou seja, os textos são remetidos aos avaliadores sem quaisquer marcas que identifiquem a autoria dos mesmos; da mesma forma, as avaliações são encaminhadas aos autores sem o nome dos avaliadores. 

A avaliação de um texto pode variar de 3 a 9 meses, dependendo da disponibilidade de pareceristas para aquela área temática (algumas áreas são mais difíceis de encontrar pareceristas). 

O texto deve ser assinado por até 04 autores, excerto resenhas e notas que devem ser assinada por 01 autor.  A co-autoria implica na participação efetiva em todas as fases da produção do texto (coleta e interpretação de dados, análise literária, redação e revisão). Orientações, produção de elementos gráficos e/ou leituras críticas de terceiros não justificam a condição de co-autoria. Caso julgue necessário, o conselho editorial poderá solicitar uma carta com assinatura de todos os autores declarando efetiva participação em todo processo de construção do manuscrito e se responsabilizando pelo conteúdo publicado. Não é permitida a inclusão de co-autores após o início do processo de avaliação.

Os metadados do autor e dos co-autores devem ser todos preenchidos no momento de submissão do texto, incluindo a biografia, ORCID e a filiação institucional do(s) autor(es). Textos com metadados incompletos serão recusados. 

O(s) nome(s) do autor(es) não deve(m) ser incluido(s) no texto de avaliação.   Texto com identificação dos autores serão devolvidos. 

Contamos com o modelo de publicação em fluxo contínuo, ou seja, uma vez aprovado o texto para publicação ele será disponibilizado em até 60 dias em nosso site, não sendo necessário que o autor aguarde o fechamento de uma edição para ter seu texto publicado. Cada edição não possui paginação sequencial; os textos são registrados com um número de identificação único (elocation-id) que pode ser utilizado na referenciação do mesmo. 

O texto deve estar salvo em formato Microsoft Word ou OpenOffice, utilizando-se a fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaço entrelinhas de 1,5 e margens esquerda e superior: 3 cm / direita e inferior: 2,0 cm, não usar espaço automático entre os paragráfos. A extensão do texto, incluindo as referências, deverá variar de 15 a 25 páginas, para artigos e ensaios, e de 5 a 15 páginas para resenhas e notas

Resenhas devem ser acompanhadas da imagem da capa da obra resenhada. Não é necessário incluir resumo para resenhas. 

Não publicamos resenhas de filmes, lives e palestras, ou atas de rodas de conversas e reuniões. 

Não republicamos artigos já disponíveis outros periódicos. 

Não encaminhar texto salvo na extensão PDF.

A estrutura dos artigos deve ser dividida em partes não numeradas, sendo obrigatória a introdução e as considerações finais.

As notas quando necessárias devem ser de rodapé. 

Deve ser acrescentado cinco palavras chave que remetam ao conteúdo do texto. Não usar frases chaves. As palavras chaves devem ter no máximo dois termos, excerto para nomes de municípios ou localizações geográficas. 

Não inserir referencias em notas de rodapé.

Deve-se evitar também a prática do autoplágio, que é a utilização de trechos idênticos em diferentes artigos. Sugerimos a leitura do Relatório de Ética do CNPq para maiores detalhes. 

As figuras (desenhos, gráficos, tabelas, mapas, esquemas e fotografias) devem ser inseridas no corpo do texto e ter boa qualidade de modo a permitir uma perfeita legibilidade, sugere-se resolução mínima de 300 ppi. Todos os elementos gráficos devem nomeados como Figuras, devem ser numeradas, (Ex, Figura 01, Figura 02...), os títulos devem ser claros e apresentar o conteúdo da figura. 

As tabelas devem ser elaboradas seguindo as Normas de apresentação tabular do IBGE.

Mapas devem ser elaborados seguindo normas próprias da cartografia. 

Artigos com fotografias de pessoas deverão apresentar o termo de autorização de uso de imagem assinado pela pessoa fotografada ou declaração de aprovação em comité de ética em pesquisa. 

         Modelo para autorização de uso de imagem

         Ao conselho editorial da revista Élisée,

         Eu [nome da retratada na imagem ou proprietária da imagem], CPF: [000.000.000-00], autorizo o uso da minha imagem ou imagem de bens de minha propriedade, relacionadas a [descreva brevemente o conteúdo das imagens], incluídas no artigo [Título do Artigo] submetido para avaliação e possível publicação no periódico Élisée – Revista de Geografia da UEG.

           Entendo e concordo que a revista Élisée não assume qualquer responsabilidade financeira ou obrigações financeiras relacionadas ao uso das imagens. Esta autorização é concedida de forma voluntária, e não implicará em pagamento, taxa ou compensação financeira de qualquer natureza ao proprietário das imagens.

Assinatura

Local e data  

 

O texto deve conter o título na língua original (não escrever em CAIXA ALTA), e traduzido para outras duas línguas (inglês, espanhol ou português, se essa não for a língua original). 

 Exemplo 

    Setor de serviços e a urbanização pretérita em Goiás

    Services sector and the past urbanization in Goiás

    Sector de servicios y urbanización pretérita en Goiás

O texto deve ser acompanhado de resumo na língua original e traduzido para duas outras línguas (inglês, espanhol ou português, se essa não for a língua original), com no máximo de 250 palavras, em espaço simples e fonte 10, e uma relação de 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto.  Recomenda-se realizar a revisão do artigo, bem como dos títulos e resumos, com profissionais especializados. Não usar tradutores automáticos. Em caso de aprovação do texto o conselho editorial poderá solicitar o envio de declaração de revisão do texto integral elaborada por revisor profissional.

As citações e referências bibliográficas seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR-10520:2022 e NBR-6023:2002.

Em caso de pesquisa financiada por agência de fomento, inserir nota no final do artigo informando o tipo de fomento (financiamento de mestrado ou doutorado, agências federais, estaduais, municipais ou mesmo internacionais, empresas privadas, etc.) e a data de vigência do financiamento.

O texto deve ser nomeado de forma curta. Ex: artigo_01, artigo_joao. Texto com nomeação extensa pode provocar erro no sistema. 

Arquivos que não cumprirem as regras acimas serão automaticamente excluídos do processo de avaliação.

Etapas de Avaliação dos Textos:

1. Inspeção Anti-Plágio: Todos os textos submetidos passam inicialmente por um programa anti plágio (Plagiarism®) para verificação de sua autenticidade e originalidade, garantindo que não tenham sido publicados em nenhum outro lugar, integral ou em partes. Somente textos originais e in´éditos podem prosseguir no processo de avaliação. Identificado trechos plágiados o texto será retirado da fila de avaliação;

2. Avaliação preliminar: Uma vez identificada a originalidade do texto, a Equipe Editorial realiza uma avaliação inicial para averiguar se o mesmo cumpre todos os requisitos estabelecidos nas Diretrizes para Publicação de Textos, tanto em relação à forma e normas da ABNT quanto ao conteúdo, devendo o mesmo estar de acodo com o Foco e Escopo de nosso periódico. Somente os textos que se encaixam em todos os itens podem passar ao próximo passo da avaliação; 

3. Avaliação cega pelos pares: Os textos são enviados então para os avaliadores membros do Conselho Científico ou Paraceristas Ad Hoc, de acordo com a especialidade de cada um e a temática do texto. Os avaliadores possuem um prazo de até 30 dias para realizar esta avaliação, no entanto esta etapa pode levar mais tempo, de acordo com a disponibilidade dos pareceristas para aquela área temática. Os pareceristas podem emitir 3 pareceres sobre o texto:
a) Aceito sem modificações - o artigo é colocado na fila para proceder à publicação;
b) Correções Obrigatórias - o texto é enviado de volta ao autor para que faça as adequações solicitadas no parecer;
c) Rejeitado - o texto é devolvido ao autor e a submissão é arquivada; 

3.1. Avaliação pela Equipe Editorial: No caso dos textos com correções obrigatórias, ao ser devolvido com as correções por parte dos autores, ele é avaliado pela Equipe Editorial para averiguar se o autor conseguiu fazer todas as modificações necessárias e se o artigo está apto para publicação, de acordo com o parecer inicial do Conselho Científico. Caso seja necessário, ele pode ser enviado novamente ao parecerista original para averiguação; 

4. Diagramação e publicação: Uma vez tendo cumprido todos os passos anteriores e sido aceito para publicação, ele é encaminhado para ser diagramado e então publicado, processo que pode levar até 60 dias. 

O prazo total de todas as etapas pode levar até 12 meses, entre a primeira submissão e a publicação. 

 

Conflito de Interesse

Em caso de relação de proximidade com pessoas, instituições ou lugares, a atenção dos auotores deve ser redobrada para evitar um conflito de interesse. A avaliação de um manuscrito, que envolve autores e revisores, o conselho editorial da Élisée, prima, pelo estabelecimento de uma política a evitar envolvimento de pessoas a manterem relações pessoais, de amizade ou adversidade, assim como a envolver pessoas e instituições.
Tal procedimento visa dar confiabilidade ao processo de análise do material submetido, com consequente aumento da credibilidade dos artigos publicados. Neste sentido solicita-se aos autores e revisores contatarem com o Conselho Editorial da Revista em caso de se evidenciar:

. Ligações e conflitos pessoais e institucionais (de caráter familiar, laços de amizade e partidário) entre o conselho científico e autores;

. Apoio financeiro obtido no desenvolvimento do trabalho e a incidir em leitura que possa prejudicar a confiabilidade do material produzido.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Artigos

##section.default.policy##

Dossiê temático – Geografia e comunicação

Dedicada a texto com temáticas pré estabelecidas. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.