O estágio na formação de professores: reflexões a partir das licenciaturas da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Porangatu
Abstract
O atual embasamento teórico que orienta o estágio docente reconhece a necessidade de articulação entre teoria e prática. Convida-nos a refletir sobre o processo de desenvolvimento profissional não mais baseado na racionalidade técnica e ou na prática modelar, mas na investigação (formação reflexiva de professores). Para implementar essa concepção no Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas, precisamos conhecer os problemas que os professores e alunos-estagiários enfrentam e as dificuldades inerentes aos contextos educacionais envolvidos. Diante disso, neste artigo, apresentamos uma avaliação geral sobre os problemasrelativos à realização do estágio na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Porangatu. Para o desenvolvimento do estudo, utilizamos uma sériede apontamentos produzidos em um grupo focal (2009-2010); a avaliação produzida pelos professores orientadores de estágio em História e Geografia (início de 2011);a ata da 2ª reunião ampliada do estágio (final de 2011) com todos os professores orientadores, diretores e coordenadores das escolas-campo, de Porangatu e das cidades do entorno, que recebem estagiários. Os dados aqui apresentados, apesar de seus aspectos preliminares, contribuem para subsidiar outras pesquisas e para oavanço do conhecimento no campo da formação de professores, com especial atençãopara a realização do estágio.
Palavras-chave: Formação de Professores. Estágio Supervisionado. UniversidadeEstadual de Goiás.
Downloads
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.