Mudança institucional e sustentabilidade no setor de petróleo e gás

Autores

  • Andrea Raccichini Universidade Federal do Rio de Janeiro. IE
  • Valéria Gonçalves Vinha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5562846

Palavras-chave:

Mudança institucional, Convenção de Desenvolvimento Sustentável, Estratégias empresariais, Dependência da trajetória, Petróleo e Gás.

Resumo

O objetivo deste texto é caracterizar a mudança da trajetória institucional do setor de Petróleo & Gás (P&G) vis-à-vis seu ambiente institucional moldado pela convenção de desenvolvimento sustentável (CDS) a partir do referencial teórico de Variedade de Capitalismo (VoC), da teoria da firma e do ambientalismo empresarial. A hipótese central é que no setor de P&G a CDS está mudando às estratégias corporativas, estruturas e competências empresariais das majors da indústria. Ademais, destaca-se que o principal diferencial no desempenho das empresas está na sua política de relacionamento com os stakeholders, uma vez que esta variável externa seria capaz de “desviar” a empresa da dependência à trajetória. A pesquisa evidenciou que a mudança da trajetória institucional das majors se caracteriza como incremental com resultados transformativos por meio da categoria conversion (conversão). O reflexo empresarial disto é a seleção de estratégias, estruturas e competências buscando utilizar recursos, heterogêneos e únicos, para sustentar a vantagem competitiva das firmas. Na ótica do ambientalismo empresarial esta mudança caracteriza-se na passagem de uma orientação social de Profit Maximizing para o Triple Bottom Line. Nesta, em força da complementaridade entre as diversas vertentes, é contemplada a eco-eficiência e a abordagem dos stakeholder. Por outro lado, não há ainda sinais fortes que apontem claramente para a etapa da Criação de Valor Compartilhado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valéria Gonçalves Vinha, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    professora-associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), onde ministra, na graduação, disciplinas de História Econômica e Técnicas de Pesquisa em Economia, e professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, do mesmo Instituto (PPED/IE/UFRJ), e do Programa de Pós-Graduação em Práticas de Desenvolvimento Sustentável, do Instituto de Floresta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPDS/UFRRJ), além de pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (INCT-PPED). Fez Pós- Doutorado na Columbia University (NY/EUA), Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e mestrado em História Econômica no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense (IFCHS/UFF).

Downloads

Publicado

2017-08-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mudança institucional e sustentabilidade no setor de petróleo e gás. (2017). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 13(1), 175-192. https://doi.org/10.5281/zenodo.5562846

Artigos Semelhantes

1-10 de 276

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.