ANÁLISE DOS EFEITOS DE UMA CRISE FINANCEIRA POR MEIO DE SIMULAÇÃO DE DADOS

Autores

  • Celso Jose Costa Junior Universidade Positivo - UP

Palavras-chave:

Crescimento econômico, simulação econômica, economia internacional

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a eficácia da variável “Entrave Institucional” para caracterizar os efeitos causados por uma crise financeira. Para tanto, trabalhamos com simulações econômicas comparando dados sintéticos com dados reais. As reformas realizadas pela Coreia do Sul em busca de uma melhor qualidade institucional forneceu o suporte necessário para que o seu produto relativo crescesse até a crise asiática, nesse momento suas instituições perderam qualidade, então houve fugas de capitais e seu produto relativo despencou. Passando os efeitos da crise, a sua qualidade institucional aumentou e seu produto relativo voltou a crescer. Esses efeitos também são vistos nos dados sintéticos, o que demonstra que a abordagem usada neste trabalho pode ser usada para avaliar os efeitos de alterações estruturais ou qualquer efeito (crise financeira) que interfira na variável denominada o "Entrave Institucional".

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Celso Jose Costa Junior, Universidade Positivo - UP
    Professor da Escola de Negócios da Universidade Positivo - UP, Doutorando em Desenvolvimento Econômico pela UFPR, Mestre em Economia pela UNESP, Especialista em Negócios Financeiros pela PUC-Rio e Bacharel em Geofísica pela USP-SP.

Downloads

Publicado

2013-07-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DOS EFEITOS DE UMA CRISE FINANCEIRA POR MEIO DE SIMULAÇÃO DE DADOS. (2013). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 9(1), 37-55. //www.revista.ueg.br/index.php/economia/article/view/1362

Artigos Semelhantes

1-10 de 77

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.