A resiliência agrária : perfis da agricultura familiar sob interações e impactos de empreendimentos capitalistas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5562709Palavras-chave:
Agricultores, Metamorfoses, Poder Público, MercadoResumo
O presente trabalho discute a abrangência multiforme do campo social da agricultura familiar em englobar perfis de matizes mais pronunciadamente camponesas à mais empresariais. Dadas relações sociopolíticas e econômicas no território envolvendo os atores sociais do segmento suscitam respostas às respectivas pressões sobre suas possibilidades de reprodução social no espaço, para lhes reestruturar em uma forma de “pequenos empresários rurais”. Correlaciona-se essa discussão com a perspectiva da transformação socioespacial e a relação com a dinâmica de forças no espaço. Subsidia-se o debate, nessa perspectiva, com uma revisão crítica no tratamento a que autores clássicos submetem a questão, dialogando com outras contribuições que podem dar novos matizes, como a problemática da “racionalidade” discutida por Max Weber. Reconhece-se fenômenos sociais que podem desencadear processos de campesinação/recampesinação, transformações, incorporações e/ou exclusões dos agricultores. Nestes processos destaca-se o papel pivô do Estado e de atores privados economicamente poderosos e fenômenos que impulsionam, orientam e produzem os contornos para a nova disposição social e institucional. A agricultura familiar, em seus diferentes perfis, atravessa os processos não passivamente, mas resistindo o quanto pode ao que lhe vulnerabiliza e buscando se adaptar às condicionantes, com o sucesso a depender da conjunção de fatores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________