Jorge Luis Borges e a crítica literária na América Latina: um debate acerca dos conceitos de “nacionalidade” e “latino-americanidade” à luz da obra ensaística e literária do renomado escritor argentino
Palavras-chave:
Jorge Luis Borges. Literaturas Nacionais. América Latina. Crítica Literária. Contos Borgianos.Resumo
Este artigo explora alguns dos textos (ensaios e contos) mais célebres do escritor argentino Jorge Luis Borges, e faz um diálogo entre eles e textos de outros pensadores tomados como grandes nomes da Crítica Literária na América Latina: o também argentino Ricardo Piglia, os brasileiros Antonio Candido e Silviano Santiago, e o mexicano Octávio Paz. O objetivo é destacar algumas das questões mais recorrentes, e como elas têm sido respondidas; e traçar um panorama do que têm pensado os intelectuais latino-americanos acerca da função social e artística da Literatura no e para nosso subcontinente.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.