A modalização como estratégia semântico-argumentativa no gênero textual/discursivo Memorando
Palavras-chave:
Argumentação. Modalização. Memorando.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar e descrever a estrutura e o funcionamento argumentativo dos modalizadores no gênero textual/discursivo memorando. O referencial utilizado como base para esse trabalho é composto pelos estudos da Teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot e colaboradores (1988), e pelos estudos da modalização, a partir de Castilho e Castilho (1993), Nascimento (2009) e Koch (2000), entre outros. Esses estudos explicam como um locutor utiliza-se de estratégias argumentativas para determinar suas intenções, ou persuadir, e assim, interferir nas ações de seu interlocutor. O corpus dessa investigação é composto por vinte memorandos que foram coletados de duas instituições públicas: Ministério da Defesa - Exército Brasileiro e Universidade Federal da Paraíba. Nos memorandos analisados, percebemos que a argumentação está presente no gênero através dos modalizadores e constatamos a ocorrência de seus diversos tipos, classificados como: epistêmico, deôntico e avaliativo, os quais têm a função de imprimir diferentes efeitos de sentido no texto.
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