A modalização como estratégia semântico-argumentativa no gênero textual/discursivo Memorando

  • Erialdo Pereira Nascimento Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Kátia Regina de Almeida Gonçalves Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Palavras-chave: Argumentação. Modalização. Memorando.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar e descrever a estrutura e o funcionamento argumentativo dos modalizadores no gênero textual/discursivo memorando. O referencial utilizado como base para esse trabalho é composto pelos estudos da Teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot e colaboradores (1988), e pelos estudos da modalização, a partir de Castilho e Castilho (1993), Nascimento (2009) e Koch (2000), entre outros. Esses estudos explicam como um locutor utiliza-se de estratégias argumentativas para determinar suas intenções, ou persuadir, e assim, interferir nas ações de seu interlocutor. O corpus dessa investigação é composto por vinte memorandos que foram coletados de duas instituições públicas: Ministério da Defesa - Exército Brasileiro e Universidade Federal da Paraíba. Nos memorandos analisados, percebemos que a argumentação está presente no gênero através dos modalizadores e constatamos a ocorrência de seus diversos tipos, classificados como: epistêmico, deôntico e avaliativo, os quais têm a função de imprimir diferentes efeitos de sentido no texto.

Biografia do Autor

Erialdo Pereira Nascimento, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e coordenador do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

 

Kátia Regina de Almeida Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Bolsista de Iniciação Científica – UFPB/CNPq. Aluna do curso de Secretariado Executivo Bilingue (UFPB).

Como Citar
Nascimento, E., & Gonçalves, K. (1). A modalização como estratégia semântico-argumentativa no gênero textual/discursivo Memorando. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 3(1), 23-42. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5341
Seção
Linguística