O discurso pedagógico da leitura: o visível e o dizível
Palavras-chave:
Discurso - Foucault - Leitura - Escola.Resumo
Este artigo visa descrever o discurso pedagógico da leitura, contrapondo o visível e o dizível em relação ao tratamento didático da leitura na escola, tendo como base os documentos oficiais que norteiam a prática docente, dentre eles os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa (LP) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Serão problematizadas as noções de visibilidade e dizibilidade, dentro do contexto do combate, entendido como relação essencial do pensamento, por meio da análise da contradição de um enunciado, que remete ao discurso pedagógico, presente na manifestação do protesto que ficou conhecido como "anti-Dilma", ocorrido no dia 15 de março de 2015. O alicerce teórico deste trabalho contemplará a Arqueologia do Saber de Foucault (2014), as ideias de Deleuze (2005) e Veyne (2014), a concepção de letramento literário de Soares (1998), a pedagogia da autonomia e a valorização da leitura de Freire (1996), bem como as análises de Rojo (2000), no que concerne à prática de linguagem em sala de aula, em seu trabalho de transposição didática dos PCNs.
Palavras-Chave: Discurso - Foucault - Leitura - Escola.
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